O mercado de smartphones de gama média está tão ao rubro quanto nunca, com inúmeras marcas a gladiar por uma posição de dominância. Face à multivariada concorrência Chinesa, a Samsung é, ainda para muitos, a escolha clássica e de confiança. Isso não quer dizer que a gigante Coreana se tenha desleixado. Exemplo disso é o Samsung Galaxy A71 que temos aqui para um primeiro contacto: o smartphone impressiona visualmente e igualmente em termos técnicos, sendo dos melhores equipamentos que podemos encontrar na sua gama de preço, e mesmo fora da estrita gama alta.

Características do Samsung Galaxy A71:

  • Ecrã: painel Super AMOLED de 6.7 polegadas, com resolução FHD+ 1080x2400px, rácio de aspeto 20:9;
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 730, Octa-core (2 núcleos Kryo 470 Gold a 2.2GHz e 6 núcleos Kryo 470 Silver a 1.8GHz) com GPU Adreno 618;
  • Memória: 6/8GB RAM e 128GB de armazenamento interno expansível;
  • Câmaras principais: 64MP, 1/1.72 polegadas com 4X1 pixel binning e abertura f/1.8, ultragrande angular de 12MP, f/2.2, macro de 5MP, f/2.4 e sensor de profundidade de 5MP, f/2.2.
  • Câmara frontal: 32MP, f/2.0;
  • Bateria: 4,500mAh, carregamento rápido de 25W;

Design com beleza Samsung

O Samsung Galaxy A71 é muito “smartphone”. Quero com isto dizer que, para mim, tem aquela estética que se leva realmente a sério, com o seu formato em rectângulo alongado com cantos arredondados, mas não muito. Algumas marcas levam os cantos arrendondados demasiado a sério e comem demasiado do ecrã. Não o Galaxy A71, que mantém um ecrã quase puramente rectangular, com algo mais de superfície e cantos minimamente arredondados.

Os rebordos são dignos de se ver. Este é um impecável AMOLED com excelente reprodução de cor e uma pequena perfuração para a câmara frontal, mas o destaque irá mesmo para os rebordos mínimos que são dignos de um topo de gama, mostrando bem o quanto a Samsung se esmerou neste ponto.

Atrás, o Samsung Galaxy A71 é uma peça de beleza. A superfície branca da nossa unidade de testes tem um acabamento branco recortado pelos acabamentos prismáticos e reflexos perlados muito atraentes. No canto superior direito, o módulo fotográfico rectangular padrão para a Samsung de 2020 que empresta ao Galaxy A71 um ar ainda mais sério.

Para poupar no custo, a Samsung recorreu a policarbonatos em toda a construção, do painel traseiro à moldura lateral, mas a construção é sólida e o A71 tem um feeling muito bom. O recurso aos plásticos não é isento de vantagens: o painel traseiro será mais resistente a danos e é menos propenso a marcas de dedadas.

Hardware irrepreensível

O Samsung Galaxy A71 é um dispositivo de qualidade palpável que está apenas a um ou dois passos da gama alta e que, com a sua combinação de processador potente, com ecrã impecável e câmaras potentes, não deixa praticamente nada de fora.

Se nos rebordos, a Samsung nos oferece o que é um ecrã topo de gama, a toada continua com as prestações deste painel amplo e de elevada qualidade. Por um lado, passa ao lado de algumas tendências atuais, como uma taxa de atualização elevada, mas se a sua área é boa para reproduzir vídeos e livros, as prestações em termos de cores e contrastes tornam tudo melhor. Este ecrã é realmente muito atraente, embora não pareça haver HDR a bordo.

A performance fornecida pelo Snapdragon 730 é excelente ainda para os dias que correm, sendo este um processador perfeitamente atual neste momento e nesta gama de preço. Os jogos não apresentam grandes desafios, na verdade, e a performance parece-me perfeitamente equilibrada com a autonomia que surpreende pela positiva: os 4500mAh são extremamente folgados para um dia inteiro de utilização, e em standby o A71 drena a um ritmo respeitavelmente lento.

Uma última palavra deve ser dada ao áudio a bordo, muito melhorado graças ao som adaptativo que permite criar um perfil adequado à audição de cada utilizador. Vão notar uma absoluta diferença na qualidade com que as vossas músicas favoritas são reproduzidas num bom par de auscultadores que são absolutamente recomendáveis quando se tem um equipamento capaz de tirar proveito deles.

Fotografia em alta

Ao nível da fotografia, o Galaxy A71 não faz concessões e apresenta do melhor que podemos encontrar neste segmento, a começar por uma câmara de 64MP muito competente e capaz de tirar fotografias em resolução máxima sem grande delay. Temos ainda ao nosso dispor uma ultragrande angular de 12MP e uma câmara macro de 5MP, além de uma câmara de profundidade de resolução idêntica.

O sensor ISOCELL Bright GW1 é realmente um sensor impressionante e obter boas fotografias num Samsung é sempre muito fácil. A gama dinâmica é muito promissora e, como vem sendo norma, a optimização de cenas é muito interessante.

Utilizar a câmara macro, entretanto, não é de todo tão fácil. A Samsung oferece mais resolução que muitos concorrentes, mas optou por um foco fixo e é preciso estar no ponto de foco perfeito para obter o melhor resultado. É mais fácil falar do que fazer, principalmente no exterior quando a luz circundante pode tirar luminosidade ao ecrã, ou simplesmente se os vossos olhos não forem os melhores, tornando-se uma experiência rapidamente frustrante.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Expectativas

O Samsung Galaxy A71 é muito telemóvel por €500, exemplificando bem onde estes dispositivos chegam hoje em dia. Elegante e compacto, mas com um grande ecrã e um excelente processador, além de um forte departamento fotográfico, o Galaxy A71 é um excelente exemplo de um smartphone prático que oferece o fundamental sem desperdiçar dinheiro em truques.

Fiquem connosco para vermos este excelente smartphone mais a fundo!

2 COMENTÁRIOS

  1. Caro Marco
    A sua descrição sobre o Samsung A71 é excelente. Vê se que gosta de escrever. Graças a si vou comparar este telemovel.
    Obrigado
    Um abraço Virtual
    Carlos Pereira

    • Carlos, boa noite. Costumo dizer que uns precisam fumar, outros de escrever. Eu só lhe desejo muito gozo com o seu novo Galaxy se a decisão sempre for essa. Não há como se arrepender;)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here