Por €600, um smartphone não pode oferecer tudo. Essa regra é universal e a maioria das marcas aposta em processadores potentes, em detrimento de outros detalhes, incluindo o design. Por isso, muitos smartphones nesta gama de preço acabam por ser muito semelhantes entre si.

Se a TCL desde o início procurou oferecer elementos diferenciadores, com o TCL 20 Pro 5G quer claramente quebrar a regra e oferecer um produto distinto. Com este telemóvel, a TCL continua o caminho trilhado com o TCL 10 Pro, apostando em traços únicos, um ecrã topo de gama, ao mesmo tempo que corrige a principal omissão deste último: um processador moderno e condizente com o seu segmento de preço.

Características do TCL 20 Pro 5G

  • Processador e memória: Qualcomm Snapdragon 750G, 6GB LPDDR4, 256GB de armazenamento interno expansível;
  • Display: AMOLED de 6.67″, FHD+ (2400 x 1080), com HDR;
  • Fotografia: 48MP f/1.79 com OIS, 16MP f/2.4 ultragrande angular com 123º, câmara macro de 5MP, sensor de profundidade de 2MP e câmara frontal de 32MP;
  • Conectividade: 802.11 a/b/g/n/ac Wi-Fi, Bluetooth 5.1, GPS/GLONASS/Galileo/BeiDou, NFC, rádio FM;
  • Bateria: 4,500 mAh com carregamento rápido de 18W e carregamento wireless de 15W;
  • Dimensões: 164.2 x 73 x 8.77mm,190g

Construído como um topo de gama

Acreditem quando digo que o design do TCL 20 Pro 5G é muito mal servido por qualquer render que possam conceber. Este smartphone tem um design feito de detalhes que só se apreciam realmente ao vivo.

Em traços gerais, herda a suavidade curvilínea do TCL 10 Pro, com ecrã e painel traseiro curvos para uma continuidade sem interrupções. Embora as câmaras principais tenham agora um alinhamento vertical, estão perfeitamente niveladas com o painel traseiro, sem um único alto. Um pouco ao lado, o flash tem a sua própria moldura cromada que mal se ergue a partir da superfície traseira, de forma muito elegante e discreta.

O acabamento do vidro traseiro é sublime visualmente e ao toque. Uma faixa brilhante engloba as câmaras ao longo do eixo vertical, enquanto o restante da superfície é fosca com um acabamento aveludado muito macio que resiste bem a marcas, e nem sequer é muito escorregadio. A utilização da capa de silicone oferecida é, no entanto, altamente recomendada.

Do lado esquerdo encontramos uma tecla programável, enquanto do lado direito temos a tecla de volume e a de bloqueio com remates em vermelho que se destacam para menor monotonia. A moldura de alumínio a toda a volta é impecavelmente rematada, sem saliências de qualquer ordem, mesmo nas junções com as antenas.

O topo exibe ainda de destaque o emissor infravermelhos e o jack de áudio, enquanto uma porta USB-C se encontra ao centro na base.

Tal como o seu antecessor, o TCL 20 Pro 5G é fabuloso na mão. A sensação tátil é irrepreensível e as linhas sem interrupções oferecem grande conforto.

Um ecrã feito para impressionar

Uma mudança ligeira, mas muito óbvia para quem vier de um TCL 10 Pro ou mesmo um TCL 10 Plus, sendo que partilham o mesmo ecrã, é que o TCL 20 Pro 5G é algo mais longo e os cantos têm um menor raio. A curvatura lateral também é mais compacta, o que nos oferece um ecrã cuja área plana é francamente mais apreciável.

A câmara frontal, anteriormente num notch, está numa perfuração ao centro e os rebordos superior e inferior são idênticos, uma simetria muito agradável.

Ora, tal como no TCL 10 Pro, a TCL apostou no seu melhor ecrã possível e o impacto inicial é irrepreensível. Leva-se o TCL 20 Pro 5G para a rua e a legibilidade é muito boa, com o ecrã a exibir contrastes e cores luxuosas que o colocam visualmente ao nível de qualquer topo de gama.

A DxOMark gostou particularmente deste ecrã e francamente percebe-se porquê, embora eu esteja mais preocupado com a harmonia visual global do que com a excelente análise da DxOMark. Aos meus olhos, a reprodução de detalhes, contrastes e cores vibrantes deste ecrã é brutal.

Hardware melhorado

Reparem, eu adorei o que o TCL 10 Pro tinha para oferecer, mas nem a minha simpatia por este smartphone inconfundível podia deixar de admitir que o Snapdragon 675 a bordo era demasiado fraco para a sua gama de preço. Este ano, a TCL optou pelo novo Snapdragon 750G, um octa-core moderno, que herda algumas características do Snapdragon 765, ao mesmo tempo que tem uma performance superior em algumas envolventes. A conectividade é inquestionavelmente um destaque aqui, encontrando-se a bordo o mesmo Snapdragon X2 do Snapdragon 765 para conectividade 5G universal.

A evolução entre Snapdragon 675 e Snapdragon 750 é a noite para o dia, ou um salto de 475 pontos para 655 no Geekbench 5, ou empurrão extra de 50%. Ao nível gráfico, o TCL 20 Pro 5G também será mais capaz de encaixar gaming com níveis dignos de fps: a pontuação no teste Wild Life do 3D Mark praticamente triplica a do 10 Pro e duplica no caso do Slingshot, com as fps a manterem-se sempre no dobro e isto não são feijões, mas uma performance exta que se sente e se vê com gráficos muito mais fluídos quando aposto nos meus favoritos Gear.Club, Call of Duty Mobile ou Naval Creed: Warships.

Estas capacidades melhorarão em muito a experiência de utilização deste smartphone, o que parece ter sido um dos focos da TCL com a sua versão limpa do Android 11 muito semelhante à versão original da Google

As câmaras mudaram também. Stefan Streit justificou a troca de uma câmara de 64MP por uma de 48MP com a ideia que não bastava à TCL ter câmaras razoáveis: queriam câmaras excelentes. Bom, não sei quanto a isso com o pouco tempo que já passei com o telemóvel, mas até agora as imagens parecem ter uma excelente quantidade de detalhe para oferecer, além de tons naturais, embora o HDR possa ser um gosto adquirido. A grande vantagem da nova câmara é mesmo que traz OIS, impressionante, se pensarmos que a TCL o conseguiu sem colocar a câmara num módulo elevado.

Face ao TCL 10 Pro, o TCL 20 Pro 5G mantém a bateria de 4500mAh com carregamento de 18W, mas acrescenta-lhe uma grande novidade para o portefólio TCL: carregamento wireless de 15W.

A faltar ficaram os altifalantes estéreo. Seriam excelentes para tirar maior proveito da certificação Hi-Res audio deste smartphone!

Primeiras impressões

Mais uma vez, a TCL oferece-nos um dos smartphones mais vistosos do mercado, com o TCL 20 Pro. É muito difícil criar algo diferente num smartphone sem alguma grande revolução em termos de materiais, mas a TCL criou aqui um design harmonioso e funcional que vai destacar-se nas prateleiras. Têm mesmo que o sentir e ver ao vivo para perceberem o que digo.

O facto é que o TCL 20 Pro 5G é muito telemóvel, incluindo um hardware mais capaz que o seu antecessor, para uma performance significativamente melhorada e muito agradável. Com isto, a marca coloca no mercado um excelente gama-média não só se baterá bem com a concorrência, como justificará mesmo o upgrade para quem já possui o TCL 10 Pro.

Mas, com apenas dois dias de experiência, há ainda muito para descobrir sobre o TCL 20 Pro 5G, por isso fiquem pelas nossas páginas, porque voltaremos a ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here