Hoje em dia podemos comprar bem mais e melhor abaixo dos €300, e embora este seja um segmento ainda com muitos compromissos, o Wiko View 3 Pro é um excelente exemplo do que de bom se faz por este preço. O sucessor do Wiko View 2 Pro, coincidentemente o View 3 Pro aumenta o número de câmaras fotográficas para 3, e melhora em todos os aspectos o seu antecessor, representando um esforço de monta para a Europeia Wiko. A seu favor, o Wiko View 3 Pro tem um excelente design que se faz valer dos pequenos detalhes, três câmaras principais e um processador muito capaz na forma do MediaTek Helio P60.

Design

O Wiko View 3 Pro é uma tour de force estilística. Por um lado, a disposição dos elementos é típica dos tempos em que corremos, com um painel de vidro traseiro e as câmaras arranjadas num módulo vertical em forma de pílula, encostado ao canto superior esquerdo. A moldura lateral é de plástico, perfeitamente típico nesta categoria de preço, e tanto o painel traseiro, quanto o ecrã são algo protuberantes face a esta moldura, o que é igualmente expectável.

Mas, a Wiko fez um excelente trabalho no acabamento do View 3 Pro e conseguiu um resultado que é francamente agradável e atípico. O gradiente costuma estar no painel traseiro, mas a Wiko estendeu-o até à moldura lateral, que é dourada no topo e vai ficando progressivamente mais azul ao longo das laterais. Por comparação a este acabamento mais gritante, o painel traseiro está muito bem conseguido e com grande subtileza: em torno do módulo delineado a dourado, o tom é mais prateado, mergulhando depois num turquesa que navega para um lilás pálido conforme a luz incidente. A metade inferior do painel tem ainda riscas diagonais visíveis apenas a partir de alguns ângulos, dando a todo o painel um ar muito ocupado, mas subtil.

À frente, a Wiko merece um aceno pela evolução muito clara sobre o View 2 Pro. Admitamos que, em 2018, muitos equipamentos surgiram com notch em gota de água numa altura em que estavam a testar as águas. O View 2 Pro tinha, por isso, um semicírculo sobredimensionado que ocupava o topo do ecrã como um furúnculo. No View 3 Pro, o ecrã é muito melhor conseguido: a câmara frontal de 16MP é mais compacta e também o é o círculo negro que a rodeia. Em conjunto com um lábio inferior muito reduzido, o Wiko View 3 Pro consegue manter mais ou menos a altura do View 2 Pro, mas aumentar o ecrã para as 6.3 polegadas.

Finalmente, há que dizer que os acabamentos são bons e o View 3 Pro é claramente sólido ao manuseamento, com um certo feeling premium.

Interior muito generoso

Para um segmento de preço abaixo de €300 onde marcas como a Xiaomi mostram um enorme poder de penetração do mercado, a dificuldade está mesmo em oferecer o melhor possível por um valor competitivo.

O Wiko View 3 Pro chega com bastantes argumentos a seu favor no campo do hardware e, numa era em que por vezes as marcas fazem decisões questionáveis face a gerações anteriores dos seus smartphones, os Franceses superam claramente o View 2 Pro em todos os campos.

Trata-se efetivamente de uma subida de gama, que substitui o Snapdragon 450 pelo MediaTek Helio P60. Pensemos que o Helio P60 foi anunciado no início de 2018 e representou uma espécie de renascimento da MediaTek depois da falha comercial dos Helio X. Um octa-core com 8 núcleos Cortex-A73 e 4 Cortex-A53, fabricado em litografia de 12nm, o Helio P60 tem uma performance bastante agradável, comparável ao Snapdragon 660, e será dos mais potentes nesta gama de preço. Muito focado na autonomia e na inteligência artificial, o Helio P60 promete ao Wiko View 3 Pro performance acima do expectável e excelente autonomia para a bateria de 4000mAh com carregamento rápido. Acima de tudo, a Wiko oferece um smartphone que é tremendo em memória, oferecendo 6GB de RAM e 128GB de armazenamento, valores muito generosos.

 

A bordo, o Android Pie presente é quase despido de alterações profundas, aproximando-se muito do Android original. Não significa que a Wiko não tenha investido em algumas funções próprias, como o modo de jogo que maximiza a performance em jogos e interrompe notificações, ou a configuração da luz de notificações. Os jogos certamente não serão um desafio, considerando estas especificações. Dei-lhe uma pequena rodagem com o aclamado This War of Mine, e puxei um pouco com o Call Of Duty e, com os gráficos controlados, o Wiko sai-se muito bem.

Finalmente, o ecrã é uma unidade de 6.3 polegadas, muito espaçosa graças a rebordos razoáveis e a resolução FHD+ 1080×2340 apresenta gráficos bem delineados, sem pixelização. As cores são justas e os ângulos de visão suficientes para uma experiência de visualização agradável.

E câmaras para todos

O Wiko View 3 Pro pode ter bons argumentos de hardware, mas a sua grande proposta é no número de câmaras. Ao todo são quatro, 1 frontal de 16MP, e mais três na face traseira. Excluindo a típica câmara para recolha de informações de profundidade, o Wiko oferece-nos uma câmara de 12MP com distância focal a 26mm e uma ultragrande angular de 13MP de distância focal equivalente de 16mm.

Veremos o que estas câmaras são capazes de fazer, mas a proposta é interessante. A Wiko apostou na inteligência artificial e a câmara parece fazer um bom trabalho de foco em condições razoáveis de luminosidade. Digam olá à Maggie que foi a nossa modelo de serviço.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Conclusão

O mercado no qual o Wiko View 3 Pro se insere está inundado por marcas como Xiaomi, Honor, Huawei, e mesmo a Samsung já começa a ter apostas muito fortes. A Wiko tem uma certa tradição de lutar por ser uma referência neste segmento e o Wiko View 3 Pro é talvez o seu melhor argumento até agora.

Com a capacidade financeira das suas concorrentes Chinesas pela frente, a resposta da Wiko na forma do View 3 Pro é extremamente capaz de se destacar pela polivalência das suas características. A Wiko não deixou nada de fora, desde memórias generosas a um processador capaz, uma bateria de grande capacidade e com carregamento rápido e mesmo NFC. Tudo isto, sem comprometer no design: um excelente acabamento fazem do Wiko View 3 Pro um smartphone que fica na vista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here