A operadora NOS voltou a inovar, anunciando o primeiro embedded SIM (eSIM) no mercado nacional, abrindo novas portas aos utilizadores, que podem utilizar um segundo SIM nos seus smartphones, sem recurso a um cartão físico.

Para os utilizadores, o eSIM significa a possibilidade de deixar uma ranhura livre para o cartão de memória, numa altura em muitos smartphones recorrem a tabuleiros mistos. Significa igualmente poder configurar no mesmo smartphone planos de dados adicionais, ou activação remota de equipamentos. Na prática, num futuro próximo não será necessário ter o clássico cartão e um equipamento novo será simplesmente activado electronicamente.

A disponibilidade do eSIM faz-se a partir de 5ª feira, em algumas das lojas NOS do continente, da NOS Madeira e da NOS Açores (mais informação no site nos). Nos próximos meses o serviço estará disponível em todas as Lojas da NOS.

De referir ainda que a NOS teve como parceiro tecnológico neste projeto a IDEMIA, que tem uma larga experiência no lançamento de eSIM com operadores de referência a nível mundial. O conhecimento e experiência da IDEMIA aliado ao das equipas da NOS, permitiram a concretização e lançamento deste serviço inovador.

O eSIM encontra-se embebido directamente no processador do smartphone e, por isso, nem todos os smartphones serão elegíveis para o processo.

De facto, a NOS indica apenas três modelos compatíveis com o serviço eSIM: iPhone XR, XS e XS Max.

Portanto, se têm Android estão com pouca sorte, mas não por muito tempo. Os Google Pixel 3 já possuem eSIM e outros Android irão segui-los a breve trecho, enquanto o Huawei Watch 2 já possui a tecnologia.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here