Cordon Gris é uma tecnologia inovadora que promete fazer a diferença na vida dos idosos, na medida em que irá incentivá-los a comer de forma mais saudável. Isto é conseguido através do processamento inteligente de dados, onde a informação relevante para uma dieta saudável é processada e, de seguida, são feitas recomendações personalizadas ao utilizador.

Em muitos países, uma das principais causas de fragilidade em idosos é a malnutrição, o que pode ter consequências sérias para a saúde e independência destas pessoas. Foi a pensar neste problema que os investigadores portugueses desenvolveram o Cordon Gris, um software aliado a uma app capacitadora para encorajar os idosos a adoptarem hábitos alimentares mais saudáveis.

Esta tecnologia já foi testada por 30 idosos na Santa Casa Misericórdia de Lisboa nos últimos 6 meses.

Estes testes pilotos foram possíveis graças à tecnologia desenvolvida no centro de investigação FhP-AICOS (Fraunhofer Portugal AICOS), em parceria com a SONAE MC e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

O software recolhe informação de diferentes fontes, como a monitorização de actividade física, tabelas de composição de alimentos, e dados de operadores de retalho. Ao analisar toda esta informação, gera recomendações que conjugam necessidades nutricionais, gostos pessoais e a disponibilidade de ingredientes, e até efectua a compra e encomenda de ingredientes e refeições pré-preparadas, através da integração com o Continente online.

O projecto Cordon Gris, além dos parceiros nacionais, conta ainda com uma rede de empresas multinacional, da qual fazem parte a Red Ninja Studios e a Can Cook, do Reino Unido, assim como a Unie KBO, dos Países Baixos, para a implementação do software e distribuição de alimentos nos respectivos países.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here