E se a Sony se juntasse a Apple, Huawei, Samsung e Xiaomi e colocasse os seus próprios processadores a bordo dos Xperia? Bom, parece ser mesmo isso que o fabricante Nipónico se prepara para fazer na IFA de Berlim.

A Sony tem uma conferência de imprensa marcada para o dia 31 de Agosto, e o rumor mais recente indica que poderemos assistir ao lançamento de um Xperia bezel-less com ecrã da JDI. Agora as mentes esperançosas indicam que a Sony poderá igualmente lançar em algum Xperia um chip em nome próprio.

A Sony não o fabricaria em princípio, missão que poderia ir para fabricantes experientes como a TSMC ou Global Foundries, mas a Sony teria certamente a capacidade para desenhar um chip próprio, à semelhança do que faz a Apple.

Este ano as coisas não estarão a correr mal para os Japoneses, mas a disponibilidade (ou falta desta) do Snapdragon 835 fez com que a Sony fizesse compasso de espera para colocar no mercado os seus flagships, numa altura em que a Samsung já batia recordes de vendas.

A LG, relembro, optou pelo caminho diferente de adiantar o lançamento do LG G6, recorrendo ao Snapdragon 821. Não há nada de errado com isso, não vamos agora fazer de conta que alguém se sente hoje limitado com um Snap 821. Mas, na guerra de especificações, o que está no papel conta mais que a experiência prática na hora da compra.

Para o evitar, os fabricantes podem desenvolver os seus próprios chips e ditar os seus próprios prazos, tal como faz a Huawei com uma eficácia demolidora. Para concorrer com este novo gigante dos smartphones, a Sony fará bem em ter um chip próprio que poderá refinar para uso exclusivo na sua interface e no seu hardware.

Estes últimos passos significam que um chip tão especializado poderá garantir melhor performance e valor acrescentado aos Xperia, fora o prestígio que vem com este tipo de capacidade de engenharia.

Para ser justo, não é a primeira vez que se ouve falar desta hipótese, sem haver para já algo concreto. Neste momento estamos a dois meses das grandes revelações da Sony e a espera será curta.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui