A Qualcomm quer mudar o mercado dos computadores portáteis e tem prometido uma relação entre performance e autonomia inatingível para outras alternativas. O primeiro fruto dessa promessa pode bem ser o Lenovo Limitless, um projecto de aliança entre Qualcomm e Lenovo que pretende dar ao mundo o primeiro portátil com o Snapdragon 8cx, conectividade 5G e autonomia sem paralelos.

Para já, o Projecto Limitless não tem grandes características reveladas, mas sabemos que será o primeiro portátil equipado com o Snapdraogn 8cx de 7nm, que se diz ser capaz de performance equivalente a um Intel Core i5 8250U, um chip de gama média perfeitamente capaz de dar boa performance geral com autonomia competente. Conseguir esse tipo de performance, com autonomia acrescida e a conectividade 5G do Snapdragon X55 será, por isso, uma proposta muito atraente.

O Snapdragon 8cx não é muito diferente de um processador mobile normal, com quatro núcleos Cortex-A76 e quatro núcleos Cortex-A55, uma Adreno 680 e modem X24, que será desactivado sempre que o x55 se encontre a bordo.

Para a Qualcomm, a presença de 5G num portátil não é nada menos do que extremamente importante, significando que os conteúdos podem ser acedidos na nuvem tão depressa quanto se estivessem no próprio computador. Não será bem assim até a rede 5G efectivamente existir e o armazenamento na nuvem poder acompanhar as solicitações. Acima de tudo, estamos ainda longe de tarifários 5G que permitam apostar neste tipo de conectividade sem penalizações financeiras sérias para os utilizadores.

Mas, quando tudo isso for possível, então a Lenovo estará entre as pioneiras com o seu Projecto Limitless, apenas um dos grandes anúncios a sair da Computex, que se realiza por estes dias em Tapei.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here