Foi no final de Maio que a Xiaomi revelou o seu carregamento rápido de 200W, todo um prodígio tecnológico que pode carregar um smartphone em apenas 8 minutos. Fantástico, certo? No entanto, os carregamentos ultra-rápidos podem ter um efeito negativo na longevidade da bateria e a implementação da Xiaomi não é diferente, como a marca agora confirmou.

A chamada HyperCharge pode carregar um telemóvel com fios a 200W em apenas 8 minutos, menos do que demora uma pausa para uma bica. E, sem fios, faz o mesmo em 15 minutos, a 120W. Estes são os valores para uma bateria típica de 4000mAh e não deixam de ser impressionantes.

No entanto sabemos que um carregamento assim tão rápido pode ter efeitos nefastos na durabilidade de uma bateria. Quão nefastos? Bom, a Xiaomi confirmou na rede Weibo que 800 ciclos de carregamento a 200W degradam a capacidade da bateria em quase 20%.

Podemos estimar que 800 ciclos são cerca de dois anos, mas dependendo da nossa utilização do smartphone, 800 ciclos podem ser até menos – ou claro: mais. Ora estes valores significam que teremos uma bateria de 3200mAh, o que tem algum potencial para degradar ainda mais a bateria ao encurtar o tempo entre carregamentos.

Portanto ainda é um impacto apreciável, mas será um problema?

As marcas raramente nos dizem quanto se degradam as suas baterias ao longo da utilização. Com dois anos a ser um ciclo de substituição normal para um smartphone, 80% da capacidade pode não ser um deal breaker para muitos utilizadores, embora reduza certamente o valor de revenda do dispositivos, caso queiramos recuperar dinheiro.

O carregamento de 200W da Xiaomi é, inegavelmente, um avanço tecnológico apreciável. A degradação da bateria é comparável à anunciada pela Oppo com o Flash Charge de 125W há quase um ano atrás, mas ainda fica atrás dos 91.2% do carregamento de 65W da marca. Portanto, sendo muito desejável que as marcas consigam melhorar o impacto do carregamento nas baterias antes de colocarem no mercado estas soluções super-rápidas, o caminho trilhado pela Xiaomi já é longo e será uma questão de tempo até podermos carregar a 200W tão comodamente quanto carregamos a 65W ou mesmo a 18W!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here