Eu podia estar a escrever este texto num Olivetti ou Amstrad no canto do meu quarto algures nos anos 80, mas incrivelmente não. Estou a escrevê-lo em pleno final de 2017 e as palavras quase parecem irreais: há um novo Commodore 64 a caminho!

Nintendo ou Atari são toda a prova de que precisamos de que o retro gaming está voga, mas quantos mais melhor, e a notícia de um Commodore 64 Mini a lançar em 2018 será motivo de júbilo para todos (menos para os que ainda tiverem um original em casa).

O Commodore 64 remonta a 1982 e, num mundo habituado a equipamentos que bebem todos das mesmas fontes e actualizações incrementais, é quase impossível explicar quão apaixonante foi o Commodore 64 na altura. Barato e potente, o Commodore 64 teve muito do seu lado o facto de ser vendido em lojas de retalho, saindo do ambiente mais restrito das lojas de electrónica e tornando-se assim o primeiro computador de muito adolescente.

Se bem que o Commodore 64 era um computador programável de pleno direito, o novo Commodore 64 Mini será essencialmente uma máquina de retro gaming que podemos ligar à televisão.

O anúncio feito pela Retro Games Limited indica que o novo Commodore 64 Mini chegará com joystick e uma biblioteca de 64 jogos. Haverá mais posteriormente? Impossível saber nesta altura, mas por um preço de $70, já é uma bela colecção.

The-64-Commodore-64

Certo é que o retro gaming está em alta e conheço pelo menos um blogger em pulgas por um ZTX Spectrum. Venha ele!

Talvez o Commodore 64 Mini não seja a sua opção de sonho? Nesse caso o pessoal da Retro Games terá um Commodore 64 de tamanho completo algures em 2018 também. Quiçá valha a pena esperar, tendo em conta que as nossas mãozinhas ficaram algo mais patudas desde a década de 80.

DEIXE UMA RESPOSTA