O Samsung Exynos 980 foi revelado em Setembro, como o primeiro chip de gama média com modem 5G integrado. Por então, a Samsung não revelou dados concretos sobre este chip, mas com o lançamento iminente do Vivo X30, a Samsung revelou finalmente os detalhes do 980, mostrando um equipamento em linha com chips como o Snapdragon 730G.

O chip é – obviamente, diga-se – um octa-core composto por dois clusters, um dos quais de performance, com dois Cortex A77 a 2.2GHz, e um segundo cluster de eficiência com seis Cortex A55, ficando as tarefas gráficas a cargo de uma Mali G76 MP5 com NPU integrada. A vantagem aqui é o processamento de tarefas de inteligência artificial diretamente no telemóvel, sem necessidade de envio de dados para servidores externos.

A especificação relativamente potente dentro da gama média não surpreende, considerando as necessidades de processamento da tecnologia 5G. E a inclusão de um chip 5G integrado é claramente o destaque, no entanto, o Exynos 980 inclui também conectividade Bluetooth 5 e Wi-Fi 6.

Entretanto, o Exynos 980 possui ainda compatibilidade com ecrãs WQHD+ 3360 x 1440, RAM LPDDR4X e memórias eMMC 5.1 ou UFS 2.1. O departamento fotográfico não fica esquecido, com possibilidade de instalarmos uma câmara de 108MP, ou a combinação de duas câmaras de 20MP. O codec MFEC permite depois vídeo 4K a 120fps.

Quanto à eficiência energética, o Exynos 980 deverá ser um chip interessante. O seu fabrico é feito em litografia de 8nm, que sendo algo inferior à tecnologia de 7nm da maioria dos chips de gama alta, pelo menos é muito mais eficiente que os processos de fabrico em 10nm e 12nm que se encontram muito hoje em dia ainda nos chips de gama média.

Se o Vivo X30 poderá ser o primeiro smartphone com o Exynos 980, o Samsung Galaxy A71 deverá ser o primeiro Samsung com este chip doméstico. O lançamento deste terminal deverá estar para breve, mas sem datas em concreto.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here