Extremamente sólido, adaptável, e com hardware de última geração, o Lenovo Yoga 910 mostra do melhor que se faz hoje em termos de computadores portáteis, configurando-se como uma opção sem compromissos ou restrições para quem quer realmente tudo ou nada, incluindo um ecrã 4K e poderosos processadores Intel de 7ª geração.

Características principais

Processador: Intel Core i7-7500U
Sistema operativo: Windows 10 Home
RAM: 16GB
Armazenamento: 500GB PCIe SSD
Ecrã: 13.9 polegadas, 4K
Placa gráfica: Intel HD Graphics 620, memória partilhada
Wi-Fi: 802.11ac
Bluetooth: Bluetooth 4.1
USB: 1 x USB 2.0, 1 x USB 3.0, 1 X USB-C

Design industrial de prestígio

O Lenovo Yoga 910 é o tipo de 2-em-1 que impressiona à distância, graças a linhas muito discretas que escondem inteligentes decisões de design. Por exemplo, as laterais do Yoga 910 formam um perfil côncavo quando o dispositivo está fechado e dão a impressão de um computador muito fino. De facto, o Lenovo Yoqa 910 tem uma espessura de cerca de 1,7cm, em si mesma muito interessante, e que afunila em direcção ao exterior, dando a impressão ainda mais adelgaçado.lenovo-laptop-yoga-910-13-hinge-gold-detail-13

Para ser utilizado em modo portátil ou tablet, o Lenovo Yoga 910 conta com a já característica dobradiça em forma de bracelete de relógio. Na prática, a complexidade desta dobradiça mostra-se extremamente ágil a garantir um bom equilíbrio entre a facilidade de posicionar o ecrã, e a firmeza para o manter no lugar sem deslocações acidentais.

Por dentro, o teclado é bastante completo e carece apenas das teclas numéricas, embora o posicionamento do Shift direito seja altamente questionável. Ao se encontrar à direita das teclas do cursor, é frequentemente difícil acertar-lhe à primeira, antes atirando o cursor para onde não queremos.

A rematar o desenho do Lenovo Yoga 910, o ecrã de 13.9 polegadas apresenta um perfil praticamente sem rebordos em torno, dando-nos uma imagem sem distorções, onde apenas destoa o posicionamento da câmara no rebordo inferior. A destacar que este é um ecrã realmente maior do que o que normalmente temos em dispositivos destas dimensões, geralmente limitados a 13.3 polegadas.

No seu todo, o Yoga 910 transmite o seu posicionamento premium e parece um equipamento bastante sólido e firme, em acréscimo a um acabamento mate que acumula dedadas, mas é fácil de limpar.

Experiência de utilização

  • A performance

Para tudo o que é em termos de design compacto, o Lenovo Yoga 910 é extremamente potente, com o seu Intel Core i7 7500U a 2.7GHz, 16GB de RAM e SSD PCIe de 500GB. Na prática, o equipamento reage praticamente instantaneamente e, com este hardware isto não é de admirar. Essencialmente, abrimos o ecrã e estamos prontos para trabalhar, com o equipamento a aguentar uma dose muito intensa de multitasking sem dar sinais de falta de capacidade.lenovo-laptop-yoga-910-13-lifestyle-cover-25

Em suma, quem quer um computador capaz de aguentar o seu ritmo frenético e fazer o trabalho que tem de ser feito no aqui e agora, este Lenovo está entre os melhores. A nossa produtividade simplesmente aumenta e qualquer instante dá para fazer alguma coisa, graças à celeridade com que tudo abre e se executa.

Não é, obviamente, um equipamento para o gaming, mas vai aguentar bem jogos menos exigentes, como Modern Combat 5.

O único ponto negativo deste desenho ultra compacto parece ser a capacidade de refrigeração, já que toda a potência à solta leva a aquecimento apreciável da concha externa, algo que o Verão certamente ajuda a explicar. Com isto, a refrigeração está constantemente em acção e não é particularmente silenciosa.

  • Audiovisual promissor

O Lenovo Yoga 910 chega com um ecrã de 13.9 FHD ou 4K, que tivermos a oportunidade de testar e, como é óbvio, a qualidade de reprodução de detalhes é sublime, particularmente se tivermos conteúdos 4K à mão. As imagens possuem cores excelentes e um contraste acima da média, ideal para extrair o melhor de qualquer conteúdo audiovisual.

Em conjunto com as duas colunas de som JBL que lançam o som pela parte inferior, o Yoga 910 é uma opção muito interessante para se estar num dia preguiçoso a ver a nossa série favorita na cama ou no sofá. Com os seus negros profundos e bom áudio, este computador é melhor que muitas televisões que temos lá por casa.

Porque não há bela sem senão, o ecrã 4K carece apenas de luminosidade, sendo necessário colocá-lo no máximo em demasiadas situações, o que tem um impacto muito negativo na bateria.

  • Teclado excelente

O teclado é, obviamente, uma parte fundamental de qualquer computador, mas é daquelas coisas que nem sempre temos noção de como funcionará na prática. Ora o teclado do Lenovo Yoga 910 é excelente, com teclas muito suaves que permitem teclar durante horas sem tanta fadiga nos dedos. A possibilidade de iluminarmos este teclado com duas intensidades diferentes é um ponto extra de qualidade para quando estamos a trabalhar em ambientes com pouca luz.lenovo-yoga-910

Logo abaixo, o touchpad mostra igualmente muito boa capacidade de resposta. Extremamente suave, o touchpad é fácil de utilizar e pouco propenso a qualquer tipo de problema.

  • Uma bateria aquém do esperado

O Lenovo Yoga 910 vem equipado com uma bateria que a marca diz durar pelo menos 10 horas. No entanto, na prática obtive um valor bem abaixo desse: cerca de 4 horas.

A discrepância merece ser bem explicada, e de facto o valor de 10 horas é certamente para o equipamento com ecrã FHD. O ecrã 4K exige, obviamente, mais potência para se iluminar, e a necessidade de o mantermos no brilho máximo tem um efeito muito pesado na duração da bateria. Demasiado pesado até, pelo que se a duração da bateria é fundamental, então o ecrã FHD irá cumprir muito melhor as prometidas 10 horas.

Por outro lado, o Yoga 910 foi bem puxado com ligação à rede Wi-Fi e 4G, sempre a teclar e a trabalhar, tarefas que são discutivelmente tão intensas quanto simplesmente ver um filme. No final as quatro horas e pico de duração de cada carga de bateria são bastante interessantes e mais do que suficientes para uma utilização intensa do Yoga 910.

Conclusão

Como alguém que tem que trabalhar em qualquer ponto disponível, seja num café, numa mesa improvisada, ou mesmo em casa, tive de ficar impressionado com a robustez e disponibilidade do Lenovo Yoga 910. Este é um equipamento para quem exige a disponibilidade imediata de pressionar um botão e estar a trabalhar em poucos segundos quando todo o tempo conta.

O design repleto de pormenores em metal natural acrescenta para o look de prestígio e torna-o bastante confortável de transportar, enquanto o teclado é ergonómico com a sua boa capacidade de resposta e teclas fáceis de pressionar sem demasiado esforço. Quando o trabalho acaba, ligar o nosso serviço favorito de streaming é uma opção amplamente relaxante, graças à boa combinação de arquitectura 2-em-1, ecrã de alta qualidade e áudio JBL.

Onde o Lenovo Yoga 910 fica aquém das expectativas é na refrigeração que parece encontrar-se no limite para esta meteorologia mais quente, e na bateria que sofre imenso com o ecrã 4K.

Tudo isto não esconde o facto de que o Lenovo Yoga 910 é um equipamento ideal para profissionais activos e utilizadores intensivos, que combina de modo raro um estilo único, com potência de sobra e características avançadas.

Para saber mais sobre o Lenovo Yoga 910.

REVIEW GERAL
Design e construção
10
Hardware
9
Bateria
8
Conectividade
9.3
Experiência de utilização
10
Relação qualidade-preço
9
COMPARTILHAR
Fotografia, tecnologia, ciência: investigar escrever é uma paixão. Nas horas vagas, a caminho do trabalho ou de casa, cada minuto conta para descobrir e divulgar algo novo.

DEIXE UMA RESPOSTA