A Mercusys é um player relativamente pouco conhecido entre nós, mas tem no mercado uma postura muito agressiva de oferecer equipamentos Wi-Fi altamente eficientes em gamas de preço muito baixas. Como descobrimos com este Halo, as funcionalidades não ficam atrás das que encontramos em equipamentos de preços mais altos.

Para o conseguir, a Mercusys não cortou atalhos nos seus equipamentos, exceto quanto ao design. Com o seu fabrico em plástico e geometria quadrada, o Halo não vai receber prémios de design, nem atrair olhos apaixonados quando entramos na sala, mas um ponto muito positivo que tem de ser destacado é que estes pequenos cubos são razoavelmente compactos e cabem facilmente em qualquer local, tornando-se francamente discretos.

O kit que analisamos inclui três estações, juntamente com os cabos de corrente e um cabo Ethernet que será utilizado para ligar a estação de base ao nosso router usual. Pode ser tanto um router normal do nosso provedor, ou um equipamento como um Archer da TP-Link que o resultado será idêntico, com uma rede de internet muito melhorada.

A instalação faz-se de forma rápida e serena com a app Mercusys que nos conduz ao longo de todo o processo de setup que é tão simples quanto ligar a primeira estação ao router, criar a rede e definir os parâmetros de segurança e ir espalhando as restantes estações nos cantos desejados. No meu caso, optei por uma estação no corredor e outra no quarto de casal, sendo que a do corredor cumpre na perfeição a missão de ultrapassar a parede mestra que cria ali uma zona de corte do sinal que me incomoda todos os dias.

Apesar de notarem desde logo diferenças com uma estação base e apenas um satélite, se tiverem pontos problemáticos de corte de rede devido a paredes grossas ou com grande estrutura metálica, os três equipamentos podem fundamentais. Caso contrário, podem sempre abdicar de um para colocar na casa de algum familiar.

Aqui noto que um setup com duas unidades base seria suficiente para notar já alguma melhoria, mas com três, o sinal que recebo no lado mais distante da casa é praticamente o que tenho ao lado do router. Para mim, este é o setup ideal, mas a cada um o seu e, inclusivamente, não há limites para quantas unidades Halo podemos ir adicionando à rede.

Cada estação está preparada para três cabos Gigabit Ethernet, caso necessitem de sinal sem degradação para trabalho ou lazer. A ligação Wi-Fi que tenho chega-me perfeitamente para ambos os casos, pelo que me apliquei apenas à configuração Wi-Fi, e verifiquei uma melhoria de sinal notória nos locais mais isolados, inclusivamente na zona do escritório onde o sinal é regularmente instável e fraco, mesmo para lá do que um simples router melhorado pode remediar.

De notar que o Halo H50G oferece uma velocidade máxima de 1900Mbps, excelente para qualquer conteúdo de alta resolução e, tratando-se de sistema dual band, funciona com 2.4GHz e 5GHz, uma mais estável, a outra mais rápida. Felizmente, para quem não quer estar a ter trabalho adicional aqui, o Halo cria uma única rede unificada com as duas larguras de banda, o que permite uma gestão automática muito mais rápida para os nossos dispositivos. Ainda assim, poderão querer optar por desligar na app um dos comprimentos de onda, se tiverem algum problema de instabilidade ou velocidade, o que não tive de todo.

Experinciei alguma quebra de performance em algumas divisões da casa, mas em linha com outros equipamentos mais caros, por isso no geral tenho simplesmente que ter uma excelente opinião do que oferece a Mercusys.

Uma app bastante completa

Uma vez que a rede seja francamente melhor (e é), importa a gestão da rede criada lá por casa e aqui a Mercusys fica bem na fotografia com uma app que funciona bem e sem complicações. Como esperado, tem possibilidade de controlo parental e lista negra para dispositivos indesejados. Ao mesmo tempo, podemos gerir a QoS para dar prioridade mais alta a determinados dispositivos em detrimento de outros, e este ponto é importante se tiverem numa rede algo limitada como eu (200Mbps) que, como digo, me chega perfeitamente, mas é testada até aos limites com o teletrabalho. Atribuir mais prioridade ao portátil é, por isso, bem-vindo.

Uma funcionalidade a não desconsiderar é a criação de uma rede de convidados isolada da principal para que as nossas visitas possam aceder sem colocarem em risco a nossa rede principal. Mesmo que a rede seja aberta, o perigo é diminuto e receberemos alertas sempre que um dispositivo estranho se conecte.

As críticas na Play Store são bastante abismais, apontendo para uma app que não deteta os satélites, entre outros problemas. Contudo, embora o primeiro satélite tenha demorado um pouco mais a ser detetado, com uma ou duas falhas, não posso partilhar da experiência negativa que alguns parecem ter tido com a app.

Conclusão

O Mercusys Halo H50G faz um excelente caso a favor dos sistemas mesh económicos. Podemos encontrar o Mercusys Halo H50G a €119.99, o que é um preço excecional para um sistema com três satélites já com portas Gigabit, capazes de 1300Mbps em 5GHz e 600Mbps em 2.4GHz. No mercado vamos encontrar kits por preços semelhantes e especificações inferiores ou equivalentes com preços mais onerosos.

Com o Mercusys Halo H50G estamos, por isso, perante uma impressionante relação custo-benefício para quem quer oferecer à sua casa uma rede WiFi sólida e estável para um lar moderno e conectado.

REVIEW GERAL
Pontuação Global
9.3
Fotografia, tecnologia, ciência: investigar escrever é uma paixão. Nas horas vagas, a caminho do trabalho ou de casa, cada minuto conta para descobrir e divulgar algo novo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here