As tomadas inteligentes são uma maneira muito – enfim – inteligente de gerir melhor o consumo energético das nossas casas e ainda acrescentar alguma segurança extra à nossa habitação. Posto isto, estas tomadas podem ser caras, volumosas, pouco estéticas mesmo. Mais interessante se torna a TP-Link Tapo P100, uma das mais recentes apostas da especialista TP-Link, que enche de funcionalidades uma tomada de apenas €14.99.

Um design anormalmente compacto

A maioria das tomadas inteligentes é volumosa o suficiente para nos dificultar a vida quando temos extensões ou hubs de tomadas na parede, impedindo-nos de utilizar tomadas lado a lado.

Graças a uma largura de apenas 51cm, a TP-Link Tapo P100 pode ser montada lado a lado na maioria das tomadas de parede em paralelo, podendo igualmente ser montada em série em diversos modelos de extensões e triplas. A TP-Link não se esqueceu de proteger as ranhuras, impedindo toque acidental nos orifícios com corrente.

Um detalhe importante a levar em consideração é que a Tapo P100 tem uma carga máxima de 2300W ou 10A, pelo que terão que verificar qual a potência de cada electrodoméstico para não sobrecarregarem a tomada.

Instalação e utilização

A Tapo P100 cumpre uma das premissas transversais da TP-Link e é extremamente fácil de instalar, bastando ligá-la a uma tomada e, caso não se ligue logo, ligá-la manualmente via o botão na lateral esquerda.

Como é normal nestes dispositivos, contamos com uma aplicação bastante rica para gerir a P100, na forma da app Tapo. Seria ideal se pudéssemos utilizar a Kasa, mas a TP-Link ainda não oferece esse nível de integração neste caso.

O que de facto oferece é um conjunto de possibilidades que não se limitam ao prático e abarcam também a segurança, nomeadamente a possibilidade de estabelecermos um horário durante o qual um electrodoméstico se liga de forma aleatória, para simular presenças em casa e dissuadir eventuais intrusos.

No lado mais prático, a Tapo P100 permite-nos estabelecer horários fixos para determinado equipamento se ligar, digamos um aquecedor, de forma a garantirmos que quando chegamos a casa temos a casa quente, ou um forno para adiantar o jantar. Em última instância, caso nos lembremos que deixamos algum electrodoméstico ligado e já não seja possível regressar a casa por umas horas, podemos sempre desligá-lo remotamente.

Finalmente, a app Tapo é compatível com comandos de voz, pelo que a podemos controlar facilmente desta forma, como os restantes equipamentos TP-Link, integrando-se facilmente com o Google Assistant ou a Amazon Alexa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em regra, os 2300W/10A da Tapo P100 permitem aguentar a maior parte dos eletrodomésticos, incluindo algum termoacumulador. Mas reitero que, como alguns fornos podem consumir até 5000W, cada caso será um caso. Não preciso parar por aqui: o recurso a tomadas inteligentes dá mais frutos quando é feito com discernimento: devemos ter cuidado com os eletrodomésticos que desejamos manter ligados na nossa ausência de casa, quanto a nível de segurança e estado de conservação.

Conclusão

Por um preço muito razoável, a TP-Link P100 oferece um conjunto de características muito interessante, começando pelas amplas escolhas de gestão à distância. Não temos nada se não coisas positivas a dizer da facilidade com que podemos gerir qualquer tomada via app Tapo.

Caso criemos um ecossistema em casa, o único senão da Tapo P100 é não podermos utilizar a app Kasa para gerir a Tapo, embora ambas as apps sejam muito semelhantes. Isto é uma pena, porque as alternativas desenhadas para a Kasa permitem inclusivamente medir consumos.

Mas a Tapo P100 centra-se claramente num segmento budget onde pretende oferecer o melhor equilíbrio possível entre especificações e preço, acertando aí na mouche. A única razão para não adquirirmos uma será por necessitarmos de algo capaz de encaixar um equipamento mais potente, o que não é de todo o meu caso, pelo que não encontro nada a realmente importante a opor ao excelente pacote que a TP-Link nos oferece.

 

REVIEW GERAL
Funcionalidades
8.7
Facilidade de utilização
9.3
Relação qualidade-preço
9.5
Fotografia, tecnologia, ciência: investigar escrever é uma paixão. Nas horas vagas, a caminho do trabalho ou de casa, cada minuto conta para descobrir e divulgar algo novo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here