Quando a TCL oficializou o TCL 20 5G não deixou de ser claro que a marca estava a reposicionar o sucessor do TCL 10 5G num segmento mais acessível, numa altura em que em muitos países a tecnologia 5G ainda não é particularmente atraente. Mas, o ano de diferença entre o TCL 10 5G e o TCL 20 5G foi suficiente para uma grande evolução da tecnologia e da própria marca. Por isso, sim, estou com uma certa gana de falar um pouco deste smartphone que é razoavelmente excitante para o seu preço muito em conta e oferece um produto bem mais maduro que o seu antecessor que já era um excelente smartphone.

Com o seu alinhamento de 2021, a TCL quis segmentar melhor os seus equipamentos, e oferecer mais especificações a um custo inferior. É aqui que entra o TCL 20 5G. A tecnologia 5G está atrasada em Portugal, com o leilão sob uma chuva de críticas duras, e isso coloca os utilizadores perante uma escolha difícil entre um equipamento económico ou um equipamento 5G, preparado para o futuro, mas ainda longe de ser útil no que ao 5G concerne.

A TCL quer tornar essa escolha fácil. Com o TCL 20 5G está fundamentalmente a dizer-nos: podes comprar um 5G à vontade. Vá, força: tens tudo o que precisas, mais o 5G, sem abrires os cordões à bolsa. É em boa medida a filosofia da TCL nas televisões, onde oferece qualidade a preços muito em conta. Portanto, como transporta a TCL a sua filosofia para os smartphones?

Especificações TCL 20 5G

  • Processador e memória: Qualcomm Snapdragon 690, 6GB LPDDR4, 128GB de armazenamento interno expansível UFS 2.1;
  • Display: IPS LCD de 6.67″, FHD+ (2400 x 1080), com HDR;
  • Fotografia: 48MP f/1.8, 8MP f/2.2 ultragrande angular com 118º, câmara macro de 2MP, câmara frontal de 8MP;
  • Conectividade: 802.11 a/b/g/n/ac Wi-Fi, Bluetooth 5.1, GPS/GLONASS/Galileo/BeiDou, NFC, rádio FM;
  • Bateria: 4,500 mAh com carregamento rápido de 18W;
  • Dimensões: 166.2 x 76.8 x 9.1mm, 206g

Design by TCL

Um dos grandes aspetos de destaque do TCL 20 5G é mesmo o seu design. A TCL optou por linhas muito limpas e pelo mesmo look geral que encontramos no sublime TCL 20 Pro 5G, com a face traseira com acabamento brilhante quase espelhado e as três câmaras concentradas em coluna no módulo rectangular na esquerda. Um último detalhe importante é a lista que percorre este flanco com um acabamento ligeiramente diferente do restante painel, criando um look mais dinâmico e desportivo.

Como vem sendo norma nos TCL, a esquerda mostra uma tecla para o Google Assistant com a bandeja para o cartão SIM e cartão microSD logo acima, enquanto do outro lado encontramos as teclas de volume e de bloqueio que concentra o leitor de impressões digitais. A TCL optou por colocar o jack de áudio no topo, que é sempre a minha opção favorita, enquanto a base apresenta um acabamento simétrico com a porta USB-C no centro flanqueada pelos orifícios do microfone e do altifalante. Não, não há estéreo aqui.

O TCL 20 5G pode enganar bem, com um acabamento muito bem conseguido, mas a construção é inteiramente em plástico. Será algo que vos surpreenderá quando se aperceberem, porque se há algo onde o TCL 20 5G se destaca é na elegância. As suas curvas são delicadas e a moldura mínima, alargando-se somente nas zonas dos botões físicos, dando-nos um smartphone que parece delgado e confortável na mão. O único senão deste acabamento é mesmo o facto de atrair dedadas como moscas ao mel. A capa incluída na embalagem ajudará a manter o smartphone limpo.

Já à frente, o TCL 20 5G apresenta um ecrã amplo com rebordos muito razoáveis, mesmo se o rebordo base seja algo mais expressivo. A câmara frontal encontra-se numa perfuração ao centro.

Excelente ecrã, smartphone ágil

Acabo sempre por dizer isto: os TCL têm excelentes ecrãs e o TCL 20 Pro não é uma exceção. A unidade a bordo é um IPS LCD de 6.67″ FHD que recebe os benefícios na NXTVISION, a tecnologia proprietária da TCL que permite fazer o upscalling de conteúdos SDR para HDR. Na prática, a tecnologia tem a sua própria app com uma ampla gama de configurações de ecrã para controlar contrastes ou tonalidades, o que é sempre de saudar porque permite termos um ecrã mais afim das nossas preferências. Afinal vamos estar a maior parte do tempo a olhar para este ecrã.

Não temos alguns dos luxos atuais, como a taxa de atualização de 90 ou 120Hz. Não. Aqui o que temos é o básico de 60Hz, mas o TCL 20 5G compensa com boas cores e contrastes e uma legibilidade muito razoável sob a luz do sol. Curiosamente, a TCL incluiu uma característica muito interessante – e rara – neste ecrã: taxa de atualização variável.

Portanto, embora a taxa de atualização máxima seja de 60Hz, o TCL 20 5G pode baixá-la à medida da utilização que lhe estamos a dar, o que poupará a bateria e aumentará a autonomia.

A app TCL NXTVISION permite, depois, configurar alguns ajustes ao ecrã, como equilíbrio de cores ou modos de imagem, o que nos dá maior liberdade para tirarmos o máximo proveito deste ecrã muito bem conseguido e para o configurarmos ao nosso gosto pessoal.

Por dentro, o TCL 20 5G conta com uma performance muito folgada, graças ao Snapdragon 690. Na prática, o Snapdragon 690 debita uma performance suficientemente próxima do Snapdragon 765G do ano passado para termos uma excelente performance global. Esta performance é melhor no caso da utilização normal para trabalho e navegação (8448 pontos no PCMark), por comparação à performance gráfica com 819 pontos no teste Wild Life do 3DMark, que é pouco expressiva.

Mas em que se traduz isto na prática? Os 6GB de RAM a bordo significam que o chip tem folga para as solicitações e a utilização do smartphone é muito agradável. Não parece de todo o que esperaríamos de um equipamento de €300, com boa resposta das aplicações e os jogos a correrem muito bem, mesmo com gráficos razoavelmente exigentes.

São prestações suficientes para a utilização ser divertida e sem vícios de maior. Genshin Impact corre muito bem com os gráficos puxados, Call of Duty Mobile também, mas o World of Tanks vacila em algumas cenas se levarmos os gráficos para o máximo. Os mundos abertos, de PUBG e Fortnite, por outro lado causam alguns problemas e teremos que manter os gráficos no mínimo para uma experiência razoável. Francamente? São prestações muito boas para um equipamento desta gama de preço e senti-me perfeitamente satisfeito: é um excelente exemplo do que podemos obter hoje neste preço.

Pro na fotografia

O departamento fotográfico do TCL 20 5G é bastante competitivo. Mobiliza uma combinação muito usual nestes segmentos de preço, com destaque para a câmara principal de 48MP, acompanhada de uma ultragrande angular de 8MP. Ambas fazem-se ainda acompanhar por uma macro de 2MP e uma câmara frontal de 8MP.

A câmara principal parece ser exatamente a mesma que encontramos no TCL 20 Pro 5G e que me deixou positivamente impressionado pela qualidade, tendo além do mais obtido uma pontuação muito boa nos testes DxOMark, por comparação a equipamentos bem mais caros e os resultados obtidos pelo TCL 20 5G não diferem dos que podemos obter com o TCL 20 Pro 5G. Isto significa uma gama dinâmica muito interessante e tanto cores quanto recortes muito naturais nas imagens. Nas condições ideais de luminosidade, o TCL 20 5G é um smartphone fotográfico muito agradável que tira partido da possibilidade de recorrermos ao modo Pro para um pouco mais de diversão.

As fotografias exibem cores naturais e céus azuis muito ricos quando existem nuvens, embora algumas auréolas possam surgir quando os contrastes são maiores.

Temos ao nosso dispor também uma câmara ultragrande angular de 8MP que oferece resultados muito satisfatórios. Pelo menos mantém sensivelmente as mesmas cores que a câmara principal e o detalhe captado é suficiente para fotografias de qualidade com boas condições de luminosidade.

Entretanto, não podemos esquecer-nos que ainda temos uma câmara macro para apanhar aquele pequeno cosmos que nos rodeia. Ao contrário da mais potente câmara de 5MP com autofoco do TCl 20 Pro, o TCL 20 5G recorre a uma unidade de 2MP de foco fixo, razão pela qual temos de ter uma mão mais firme e bons olhos para conseguirmos bons resultados.

Autonomia

Com uma bateria de 4500mAh e um processador muito económico, o TCL 20 5G consegue dar-nos uma grande segurança em utilização contínua ao longo do dia. O carregamento a bordo é de apenas 18W, algo mais lento que alguma concorrência, mas a vantagem é que não vão ter de parar a meio do dia para carregar este smartphone.

Num dia normal de trabalho, com espaço para tudo o que precisam fazer, de jogos a chamadas, a autonomia supera facilmente um dia e sobra para o dia seguinte, só no caso de se esquecerem de carregar durante a noite. Utilizando o modo de poupança de bateria, a autonomia atinge facilmente os 2 dias. Isto coloca o TCL 20 5G firmemente nos planos de quem quer um smartphone com performance boa e autonomia a condizer.

Conclusão

O TCL 20 5G é dos smartphones mais bonitos que poderemos comprar por menos de duzentos Euros, uma gama de preço onde o design é sempre o detalhe mais esquecido. Aliás, o TCL 20 5G tem um design que fica bem em qualquer gama de preço, pelo que em qualquer loja nos ficará no olho pela sua elegância.

Mas, por este valor, o TCL 20 5G não sacrificou tudo pela beleza. A TCL sabe fazer bom hardware e temos, desde logo, um excelente ecrã IPS que não nos deixará ficar mal durante uma sessão de Netflix. A este ecrã junta-se uma combinação muito boa de processador e ecrã: a performance do Snapdragon 690 5G é surpreendentemente boa para um processador da gama média e oferece-nos um smartphone com agilidade e capacidade de sobra para apps e jogos. A autonomia, depois, significa que podemos tirar partido desta excelente performance durante horas sem fim. Com tanto a dizer, quase me esqueço que ainda temos uma excelente câmara de 4MP que produz excelentes fotografias.

O que temos, por isso, é um smartphone muito equilibrado com um conjunto de especificações globalmente muito agradáveis e sem sacrifícios importantes para quem quer apostar já hoje no 5G. Por €300, o TCL 20 5G é na verdade um smartphone muito bem conseguido que dá um gosto utilizar. O feeling de que estamos um valor justo por algo tão agradável é sempre bem-vindo e, com o preço a chegar aos €249.90 em algumas promoções, o TCL 20 5G é dinheiro bem gasto. Acima de tudo, temos que ver que se queremos um smartphone bem rematado e já preparado para a conectividade do futuro, não há como não olhar para o TCL 20 5G.

REVIEW GERAL
Design & Construção
8.5
Caraterísticas
8.5
Performance
8
Fotografia
8
Bateria
9
Relação qualidade-preço
9.3
Fotografia, tecnologia, ciência: investigar escrever é uma paixão. Nas horas vagas, a caminho do trabalho ou de casa, cada minuto conta para descobrir e divulgar algo novo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here