Depois de lançar o Neffos C9 em 2018, a TP-Link oferece-nos o C9s para 2019, trazendo um refresh mais económico, mas também mais contemporâneo, oferecendo por exemplo um ecrã com notch em gota de água e um acabamento com ligeiro gradiente que empresta ao C9s alguma elegância. Talvez mais importante para muitos seja o preço de apenas €100, um limiar que nem todos querem ultrapassar no seu orçamento. Podem contar com o Neffos C9s para obterem, ainda assim, um smartphone interessante?

Design contemporâneo e atraente

O plástico é a palavra-chave no Neffos C9s, e isso não é um problema, já que o material é barato, mas durável, e permite à Neffos criar um dispositivo com um look muito interessante. De facto, a superfície brilhante do painel traseiro tem um acabamento subtilmente cambeante que se altera com a incidência da luz, repleto de pintalgados para simular um céu estrelado. É subtil e fundamentalmente agradável.

A câmara principal encontra-se num contemporâneo módulo vertical alinhado na vertical, junto ao canto superior esquerdo, juntamente com o flash. À frente, a Neffos também aposta no design, com um ecrã de 5.71 polegadas com rebordos nada maus para o preço. A câmara selfie aloja-se num notch em gota de água algo proeminente, mas aceitável nesta gama de preço. Acima de tudo há que considerar que é um design bastante moderno.

Uma história de hardware bem equilibrado

O Neffos C9s é um smartphone bastante frugal. O preço a isso o obriga: não há aqui funcionalidades desnecessárias ou de utilidade questionável. Neste preço até já encontramos alguns leitores de impressões digitais, mas nem sempre são particularmente confiáveis e podem não acrescentar realmente valor.

Também não encontraremos aqui tecnologia NFC, o que é uma pena, mas os pagamentos contactless de soluções como MBWay já se fazem com código QR, por isso não ficaremos exactamente excluídos de algumas comodidades.

Portanto, a Neffos oferece-nos um processador quad-core MediaTek Helio A22 com 2GB de RAM e 16 ou 32GB de armazenamento interno. Não hesitem, e agarrem a versão com 32GB, que valerá a pena, mesmo podendo utilizar um cartão microSD de 128GB para expandir a memória. Uma bateria de 3000mAh parece mais do que suficiente para uma utilização relativamente folgada ao longo do dia. Não temos carregamento rápido, e a bateria é alimentada via porta Micro USB, que não será um problema neste preço. Na verdade, se vão criar o vosso ecossistema mobile com um orçamento apertado, a maioria dos acessórios ainda terão Micro USB, porque as licenças USB-C pagam-se bem caras.

Do lado das câmaras, novamente um smartphone frugal, apostando numa câmara selfie de 5MP e uma câmara principal de 13MP.

Outros destaques incluem o mais rápido Bluetooth 5.0, e a expectável aposta da Neffos na qualidade das antenas e de receção do sinal móvel, não fosse a empresa-mãe a TP-Link, verdadeira especialista de redes.

Performance e Experiência de utilização

Portanto, temos em mãos um terminal de gama de entrada com um quad-core relativamente modesto e apenas 2GB de RAM, o que não nos permite levantar muito as expectativas. Mas, por então, disse muito bem do Helio A22. Temos um quad-core, é certo, mas com núcleos a 2.0GHz e fabricado numa litografia de 12nm que aponta para uma excelente eficiência energética no segmento.

Face a isto, a performance não desilude. A Neffos fez o correto, ao apostar numa interface relativamente limpa, deixando ao processador alguma folga e, ao contrário do que poderíamos esperar, o C9s não se “arrasta”. As apps abrem-se com expectável parcimónia e os 2GB de RAM significam que as apps em segundo plano se fecham com frequência: este não é um smartphone para viciados em multitasking. Mas os soluços não são graves e, com uma boa gestão de expectativas, o Neffos C9s roda bem aquilo que lhe pedirmos.

Com apenas 2GB de RAM, não poderão exigir muitas aplicações abertas em segundo plano, enquanto que os jogos com gráficos e animações mais exigentes não terão uma taxa de frames agradável. As redes sociais como o Facebook, entretanto, funcionam com alguma parcimónia, mas é tudo uma questão de gestão de expectativas.

 

Autonomia

A bateria do Neffos C9s possui 3000mAh e não chega com luxos como o carregamento rápido, o que significa que temos um tempo de carregamento de aproximadamente três horas. Aconselha-se, por isso, que o carregamento seja feito durante a noite, mas o lado positivo é que, face ao hardware presente, estes 3000mAh parecem-me corretos para uma utilização regular ao longo do dia.

Sou um utilizador algo intenso do smartphone, o que implica verificação frequente, gestão de emails, redes sociais, leitura de notícias, música e chamadas. Noutros smartphones com baterias deste valor, ser-me-ia impossível andar sem um power bank, mas o Neffos é à justa para chegar a casa à noite e talvez sobre para algum imprevisto. Outros, menos maníacos, poderão ter melhores resultados, mas uma bateria algo mais potente seria interessante.

 

Fotografia

O Neffos C9s é um terminal que mostra como podemos hoje em dia contar com boas fotografias sem termos de gastar muito dinheiro. Os entusiastas quererão algo mais em termos de gama dinâmica, resolução e opções de configuração da app fotográfica, mas para necessidades quotidianas o Neffos saca fotografias muito razoáveis.

A sua maior vulnerabilidade é na gama dinâmica, com tendência para queimar em fotografias de alto contraste e sem grande eficiência do HDR a bordo, enquanto os detalhes não são particularmente vivos, resultando em contraste atenuado e contornos pouco definidos

De destaque, no entanto, a TP-Link dá-nos a possibilidade de utilizar um modo “profissional” com possibilidade de ajustarmos a exposição, o ISO, foco e o equilíbrio dos brancos. Opções como correção do contraste, tons e saturação também estão disponíveis, permitindo uma maleabilidade muito bem recebida.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Conclusão

Conseguem acreditar ao nível a que chegaram os smartphones abaixo de €100?

O Neffos C9s é um equipamento exemplificativo de um smartphone perfeitamente acessível a todos, sem comprometer em qualquer coisa de particularmente importante. Por este preço, as suas funcionalidades são corretas e as suas dimensões relativamente compactas são um ponto extra a seu favor.

A verdade é que o Neffos C9s é uma excelente opção para quem não quer um smartphone que impacte no orçamento, principalmente jovens à procura de um primeiro equipamento à vez económico, prático e sólido.

REVIEW GERAL
Design e Construção
7.5
Características
8
Performance
7
Fotografia
6.5
Bateria
8
Relação qualidade-preço
9
Fotografia, tecnologia, ciência: investigar escrever é uma paixão. Nas horas vagas, a caminho do trabalho ou de casa, cada minuto conta para descobrir e divulgar algo novo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here