Como qualquer utilizador mais ávido de Internet, podemos encontrar, nas nossas mais loucas ou necessárias pesquisas, páginas Web que precisamos de guardar para partilhar ou analisar em momentos mais calmos. No entanto, normalmente, essas páginas são guardadas em marcadores que requerem na maioria das vezes, e se não houver uma cópia da página em Cache, de uma ligação à Internet para que possamos voltar a abrir o conteúdo. Se isso for um dos casos que o atormenta, iremos mostrar como guardar as páginas em formato PDF para leitura offline.

Muitos dos passos poderão ser de conhecimento mais especifico, mas na maioria dos utilizadores, não serão assim tão conhecidos. Vamos dividir as informações por Browsers, de forma a que, em qualquer browser que use, os passos possam ser aplicados.

Para a maioria dos Browsers, a função Imprimir é o método mais rápido para o que queremos atingir que é salvar a página em formato PDF.

Windows Edge: Se estiver neste browser, então o processo será familiar e demorará apenas alguns segundos.

edgePrint

  • Primeiro passo será carregar no menu e seleccionar Imprimir (Print), ou então, user o atalho CTRL + P.
  • O passo seguinte seria lógico, isto é, seria carregar em Guardar Como (Save As), no entanto, estaríamos errados e isso apenas iria guardar as páginas em formato Web. Tentando, mais tarde, abrir os ficheiros, iria ser necessário na mesma acesso à Internet para os abrir novamente.
  • O passo seguinte e correcto será dentro do menu Impressora (Printer), seleccionar Microsoft Print to PDF, em que o menu em Português será algo parecido.
  • Por fim será, escolher quaisquer outras opções de impressão que se queria dar aos ficheiros finais e carregar em Imprimir (Print).
  • Este passos irão produzir um ficheiro PDF que contém todas as páginas abertas no momento em que mandámos imprimir.
  • O número de páginas que serão colocadas no ficheiro, também, pode ser escolhido através do separador Páginas na janela de impressão.

Nota: O Edge é baseado, em termos visuais, com o Windows 10, logo, possui uma sidebar que aparece quando seleccionamos Imprimir. Os browsers mais antigos (Internet Explorer) vão possuir uma janela mais comum, no entanto, as opções serão muito semelhantes.

Safari (Mac OS): Para quem tenha Mac OS e use Safari, a função de Imprimir, mantém-se como a mais rápida para atingir o objectivo a que nos proposemos, no entanto, os passos são ligeiramente diferentes. O Safari é útil para criar PDF das páginas Web, pois permite, automaticamente, mais opções de gravação dessas mesmas páginas, tais como gravar na Cloud, ou numa mensagem instantânea. Estas opções permitem, uma maior flexibilidade na altura de mover estes ficheiros.

iosPrint

  • Para começar o processo, temos de estar na página que queremos guardar. Carregamos, de seguida, no menu Ficheiro (File) e seleccionamos Imprimir (Print), podendo chegar ao mesmo local através do atalho Command + P.
  •  No canto inferior esquerdo, encontraremos uma janela que diz PDF e seleccionamos o menu. Este passo irá mostrar um conjunto de opções. Estas passam por guardar na cloud, mensagem instantânea, abrir no Preview e gravar depois, entre outras.
  • Para o nosso objectivo que é apenas guardar de forma básica, Guardar Como PDF (Save As PDF) é suficiente. Por fim, basta renomear para o que quisermos e carregar em Gravar (Save). E está feito!

Chrome (Chrome OS): Eis mais uma forma de guardar, no entanto, um pouco diferente. Se estiver a utilizar Chrome OS ou um ChromeBook, eis os passos que tem de fazer.

chromePrint

  • Semelhante aos restantes browsers, vamos até as Definições (Settings), que neste browser são os 3 pontos (…) e seleccionamos Imprimir.
  • Isto vai mostrar a janela de impressão. Nessa janela procure por Destino (Destination) e carregue em Mudar (Change).
  • Isto irá mostrar a janela Seleccionar Destino (Select a Destination) e por baixo de Destinos Locais (Local Destinations), deve ver uma opção Guardar como PDF (Save as PDF).
  • Seleccione essa opção.
  • Essa acção irá carregar as páginas para pré-visualização e permitirá escolher quais são as que quer, entre mais algumas opções de visualização. Após estar tudo de acordo com o gosto, carregue em Guardar (Save). e está feito!

Vamos falar agora de browsers Mobile.

IOS Botão de Share: Reconhece o botão de Partilha? Se não conhecer, basicamente, é uma funcionalidade que permite que não seja preciso fazer download de qualquer aplicação para chegar ao nosso objectivo. É o nome do botão de upload e que esta sempre disponível em qualquer página Web. O botão está presente na barra de tarefa e tem um aspecto de uma seta a apontar para cima. É carregando nesse botão que tudo vai começar.

iPhonePrint

  • Novamente e, como no Mac OS, estando na página que queremos guardar, carregamos no botão de Share.
  • Isto irá abrir uma lista de opções de upload para todas as aplicações que sejam compatíveis e que estejam instaladas no dispositivo.
  • Deslize até encontrar a opção Salvar para PDF no iBooks (Save PDF to iBooks), com o ícone do iBooks. Seleccione essa opção.
  • Essa opção irá criar um PDF automaticamente guardado e lançará o iBooks para que possa usar de imediato. No entanto, será preciso alguma paciência, pois transições para PDF através de dispositivos móveis, normalmente, funciona mas, poderá não correr bem. Isto acontece devido a problemas de formatação ou erros que possam aparecer de forma inesperada. Se o PDF criado não for legível, tente gravar num desktop.

Android URLTOPDF: Neste caso, teremos mesmo de recorrer a uma app de terceiros para atingir o objectivo. A maneira mais simples e rápida, é através da app UrlToPDF. Após instalar a app, basta entrar no site que quer guardar e copiar o URL completo, ficando a carregar na barra de endereço até que apareça seleccionado o link e só basta carregar copiar. Abra a aplicação e copie o link para lá. Carregue em Converter (Convert) e estará pronto para partilhar e ver. Poderá, também, seleccionar de uma diversa escolha de opções para o seu PDF, como fundos ou cabeçalhos.

adobePrint

Alternativa Adobe PDF Toolbar: Se possuir uma subscrição paga da Adobe, ou estiver disposto a começar um período de testes, há uma alternativa. A Adobe disponibiliza uma barra de ferramenta de PDF no browser. Isto irá criar uma simples botão para converter de forma rápida e momentânea. Esta barra estará disponível no IE, Chrome e Firefox.

Espero que tenham gostado e que seja de utilidade no vosso dia-a-dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui