Se dúvidas pudessem ainda existir quanto ao empenho da Xiaomi em apostar forte na fotografia, o primeiro sensor fotográfico de 108MP chegou e é fruto de uma parceria entre Samsung e a marca Chinesa. Rivais no mundo dos smartphones, mas parceiras na fotografia, esta é a ilação que podemos tirar deste novo anúncio que leva a fotografia mobile mais longe do que nunca.

O novo sensor é o ISOCELL Bright HMX e será igualmente o maior sensor do mercado para dispositivos móveis, com 1/1.33 polegadas, superando mesmo o já apreciável Sony de 1/1.55 que a Huawei espera meter no seu Huawei Mate 30 Pro. Graças a estas dimensões difíceis de imaginar num smartphone, o ISOCELL Bright HMX manterá os pixéis de 0,8 micrómetros dos sensores já em circulação com 64MP, significando que não teremos degradação da quantidade de luz que atinge cada pixel, com o aumento da resolução.

Como os sensores atuais de 48MP e 64MP, o ISOCELL Bright HMX terá tecnologia Tetracell, significando o emparelhamento de pixéis 4×4 para imagens de 27MP em condições de baixa luminosidade.

Neste momento, ainda não foram revelados todos os detalhes técnicos do novo ISOCELL, mas a Samsung destaca a Smart ISO, uma tecnologia que ajusta automaticamente o ISO para garantir uma utilização optimizada para todas as condições luminosas. A ideia da Samsung é que o ISO elevado em condições de baixa luminosidade cause menos granulado, controlando melhor o rácio sinal/ruído das fotografias em baixa luminosidade.

Um outro ponto onde o ISOCELL Bright HMX será extraordinário será na capacidade de gravar vídeos em 6K a 30fps, um marco histórico na indústria.

Xiaomi announced last week that the 108MP image sensor will be found on one of its upcoming phones - Samsung confirms that it and Xiaomi have created a 108MP image sensor

Brevemente no Xiaomi Mi MIX 4?

Com o ISOCELL Bright HMX anunciado sem sombra de dúvida, resta saber em que smartphone será colocado pela primeira vez. Se os sensores de 48MP e 64MP atualmente no mercado parecem vocacionados para a gama média, este novo sensor está virado claramente para uma gama mais alta.

Neste caso espera-se que chegue ao mercado no Xiaomi Mi MIX 4, uma família de smartphones onde a Xiaomi tenta tradicionalmente mostrar o que tem de melhor para oferecer ao mercado. Tradicionalmente, os MIX são revelados em Outubro, pelo que já não temos muito tempo pela frente para esperar e até lá certamente que chegarão novidades frescas.

Este acordo entre Xiaomi e Samsung é, a todos os títulos, excepcional. A Sony é considerada a força dominante nos sensores fotográficos, com a Samsung a ficar para um distante segundo lugar. A marca Coreana tem, no entanto, vindo a melhorar seriamente a sua capacidade e parece não ter medo de experimentar com grandes resoluções. Uma parceria com uma marca tão popular quanto a Xiaomi terá certamente as suas próprias vantagens. Já a Xiaomi passa definitivamente para a dianteira da fotografia mobile com um impressionante marco histórico.

Quem responderá ao desafio?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here