Com o Samsung Galaxy Note 10 a ser anunciado hoje, a Samsung já anunciou o processador que lhe dará poder na maior parte dos mercados. O Samsung Exynos 9825 é o primeiro processador do mundo fabricado com a tecnologia EUV (ultravioleta extrema) da Samsung, para um produto final muito mais refinado.

Foi no ano passado que a Samsung começou a exploração comercial da sua tecnologia de litografia por raios ultravioleta extremos para uma precisão sem precedentes no desenho de micro componentes. Embora o Exynos 9825 não seja o primeiro chip fabricado em litografia de 7nm, a utilização de ultravioletas é mais precisa que a litografia de 7nm por laser de árgon. Neste caso, os fabricantes podem utilizar até 4 máscaras para o processo litográfico, enquanto com a utilização destes raios ultravioleta basta um único processo.

Como podem ver na imagem abaixo, o processo em que é fabricado o Exynos 9825 poderá ter os seus circuitos fabricados com maior exactidão, abrindo as portas para muito maior eficiência energética e de processamento, e tamanhos muito mais compactos (ler mais sobre os processos ArF-i e EUV).

O menor tamanho dos circuitos é mesmo a maior mudança relativamente ao Exynos 9820, com quem o 9825 partilha inúmeros elementos, como a arquitectura em 3 grupos. O Exynos 9825 utiliza 4 Cortex-A55 para tarefas de baixa carga, coadjuvados por 2 núcleos de potência alta Cortex-A75 e, finalmente, mais dois núcleos custom de 4ª geração para as tarefas realmente mais exigentes. A mesma gráfica Mali-G76 MP12 pode ser encontrada aqui, mas a Samsung diz-nos que com uma frequência mais elevada e, por isso, com mais performance.

O Exynos 9825 inclui igualmente uma NPU integrada para tarefas de inteligência artificial como reconhecimento de objectos e padrões de utilização.

Em termos de conectividade, o Exynos 9825 chega com um modem Shannon 5000 Cat.20/13, mas é compatível com tecnologia 5G graças à agregação do Exynos 5100 que deverá estar disponível apenas na versão 5G do Galaxy Note 10+.

A imagem é certamente um dos pontos fortes do Exynos 9825 que é compatível com duas câmaras de 16MP ou uma câmara frontal de 22MP e uma principal com idêntica resolução. O chip suporta ecrãs 4K e WQUXGA (3840 x 2400), permitindo codificação de vídeo 8K a 30fps e visualização de conteúdos UHD em HDR10+.

O desempenho deste chip em contexto real ainda está para ser visto, mas parece lançado para manter a competitividade da família Exynos vista por muitos como inferior à alternativa Qualcomm, pelo menos em termos de performance. Teremos certamente de ver até onde vão os ganhos obtidos pela litografia ultravioleta, face aos métodos “tradicionais” de fabrico de semicondutores.

 

 

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui