Mal abrimos a caixa, o Samsung Galaxy S9 possui dos melhores sistemas de áudio do mercado. Com zero definições e apenas os auscultadores AKG já poderemos notar a diferença com a certeza de que este é o áudio que a Samsung sempre deveria ter tido, tornando o Galaxy S9 o melhor Samsung para amantes de áudio nos últimos anos. No entanto, à medida existem inúmeras opções para melhorarmos o som, ou pelo menos o modularmos às nossas preferências. Eis os truques para colocares o áudio do Galaxy S9 nas tuas mãos.

Uma lista de desejos para audiófilos

Os smartphones têm no geral melhorado a qualidade do áudio para agradarem a um público mais exigente, mas muito foi perdido à medida que a passagem para o digital e o streaming nos roubaram uma boa parte da qualidade que encontrávamos no áudio apenas há alguns anos atrás. Todavia, à medida que os smartphones são cada vez mais utilizados para áudio, os utilizadores mais exigentes começaram a fazer parte do público que exige melhorias não só em termos de qualidade áudio, mas também ao nível da saúde dos ouvidos. O Galaxy S9 responde a estes desejos.

Se tiveram um Galaxy S8 e agora possuem um S9, a primeira coisa que vão notar é que o S9 possui altifalantes estéreo, com o normal na base e outro a utilizar o auscultador para as chamadas, dividindo os canais para um som mais detalhado e cristalino. A segunda coisa que notarão é que o S9 é substancialmente mais alto que o S8: a Samsung testou 80 desenhos de diafragmas e optimizou a arquitectura dos orifícios de saída, com o que o Galaxy S9 possui algures entre 3 e 4dB extras sobre o S8.

Além destas melhorias, a Samsung voltou-se para a Dolby para integrar a tecnologia Dolby Atmos de optimização de áudio e obteve auscultadores afinados pela AKG para uma experiência de áudio melhorada.

Finalmente, em contra-corrente, a Samsung optou por manter o jack áudio, o que significa que quem possui auscultadores de elevada qualidade não precisa de se preocupar com os substituir ou encontrar um conversor.

Mas podemos melhorar o áudio muito mais.

Verdadeiro Surround com o Dolby Atmos

O Dolby Atmos é uma aposta muito discreta do Galaxy S9 e poderíamos nem notar que lá estivesse. Mas podemos activá-lo directamente dos acessos rápidos do menu drop down no topo do ecrã.

A diferença faz-se notar imediatamente. O volume deixa de ser tão intenso, mas as frequências dividem-se melhor e o som tem mais atitude, impedindo que uns instrumentos se percam nos outros. A melhoria é ainda mais importante em termos de surround, com estéreo mais separado e uma melhor sensação de localização de cada instrumento no palco.

Um pressionar longo leva-nos para as configurações profundas do Dolby Atmos, onde podemos encontrar atalhos para predefinições como música, jogos ou filmes. Se deixarmos a opção em automático, o Galaxy fará grande parte do nosso trabalho.

Configura o equalizador a teu gosto

As predefinições de áudio num smartphone são um pouco tentativa e erro, mas o Galaxy S9 oferece-nos o imprescindível equalizador. Temos uma versão mais simples que permite nivelar graves/agudos ou instrumentos/vocais, ou então uma versão avançada que autoriza o ajuste fino das frequências sonoras.

Obviamente que temos as típicas opções de música jazz, blues, hip-hop ou rock, sendo que prefiro a rock com alguns ajustes para realçar os baixos, mas entre os AKG e os meus próprios Marshall noto diferenças extremas que procuro nivelar com estes settings.

Dá resolução extra aos teus mp3

A maioria de nós tem áudio via streaming ou mp3 que deixam por vezes a desejar em qualidade. O melhor que o Samsung Galaxy faz por nós é o upscalling UHQ.

Podemos encontrar e activar esta opção nas Definições > Efeitos e Qualidade de Som > Optimizador UHQ.

O que a opção faz é desmultiplicar a resolução dos ficheiros de áudio para UHQ 32 bits com suporte DSD, acrescentando textura e um som mais fiel ao que seria o original antes da perda de frequências.

Adapta o áudio ao teu perfil auditivo

Um ponto que passará despercebido a muitos é a opção Adapt Sound em Definições > Efeitos e Qualidade de Som

A funcionalidade permite adaptar melhor ao nosso ouvido o tipo de som emitido pelos auscultadores. Em primeiro lugar podemos adaptar o tipo de som à nossa idade.

Mas via a opção de adicionar um perfil de som personalizado, o Galaxy S9 executa um conjunto de testes para verificar se conseguimos ouvir ou não determinados sons. Com base nos resultados destes testes, o som passa a ter um perfil mais específico ao nosso perfil auditivo, e a diferença pode ser realmente brutal.

Como este teste utiliza sinais sonoros mais ou menos altos e com diferentes frequências, o efeito é mesmo realçar determinados sons para que o ouvido perceba que lá estão, permitindo-nos ouvir mais textura na música ou filmes.

Finalmente, o sistema funciona igualmente para as chamadas, podendo adaptar o som das chamadas ao perfil do nosso ouvido preferido.

Reproduz o som onde quiseres

Uma última funcionalidade muito interessante é o Som de Aplicação Separado, que nos permite escolher determinados conteúdos ou apps para reprodução num equipamento áudio externo. Isto significa que podemos reproduzir um round de PUBG logo nas colunas externas, ou um filme, mas mantemos os vídeos do face no telemóvel.

Bónus: aumenta o número de passos no controlo do volume

Qualquer audiófilo sabe que é extremamente importante ajustar de modo mais fino o volume de reprodução de uma música. A maioria dos players mp3 têm de facto bastantes passos, mas o Galaxy S9 tem apenas 15, pelo que cada passo pode ser demasiado.

Não existe um modo indígena de se fazer esta alteração, mas existe uma app excelente da Samsung, o Sound Assistant. Através desta app encontramos um parâmetro que são as definições avançadas e no fundo temos “Alterar Volume Incremental”.

Por defeito, vemos que temos dez passos, o que significa que cada toque na tecla de volume muda o volume em dez passos. Vamos imaginar que temos valores entre 0 e 100: se cada toque no volume aumenta 10 passos, temos 10 toques. Se baixarmos o valor para 5, temos 20. E se baixarmos para 1, temos… 100. Por isso não exageremos.

A liberdade do áudio como o quiseres ouvir

Liberdade. Esta é a questão. Muitos smartphones oferecem hoje uma tremenda qualidade no áudio. A Samsung não está obviamente sozinha neste campeicamp onde Sony e LG também oferecem grandes argumentos.

Mas além da qualidade, o Samsung Galaxy S9 mostra que houve empenho e grande consideração nos pormenores. O resultado é uma grande liberdade para o utilizador escolher como quer ouvir o seu áudio. Preparem-se para ouvir as vossas músicas como nunca se aperceberam que elas devem soar.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA