Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és. Assim vai o ditado. Mas sejamos francos: as razões pelas quais compramos um smartphone nem sempre dizem quem somos ou o que fazemos com o dispositivo.

E por isso mesmo é que, quando pedimos conselhos sobre smartphones, as opiniões estão por todo o lado, e muitas vezes não vão de encontro às nossas necessidades. Na Tek Genius vamos fazer-te a vida fácil: se estás a pensar comprar um Huawei P10 Plus, então és uma destas sete pessoas.

  • O fotógrafo apaixonado

És fotógrafo ou fotógrafa entusiasta? O tipo de apaixonado pela arte que procura a melhor luz, composição, e analisa a qualidade da fotografia ao pixel?

Então temos de falar sobre este smartphone.

Com o Huawei P9 Plus, eu disse pela primeira vez aos amigos: deixem a câmara em casa. De facto, o P9 acabou a ser uma preferência de fotógrafos amadores e profissionais, mas com o Huawei P10 Plus posso dizer também: deixem o P9 em casa.

Face ao seu antecessor, o P10 Plus acrescenta uma câmara monocromática de 20MP. É a mesma câmara presente no Huawei Mate 9, smartphone que substituiu definitivamente a câmara de passeio na minha vida. E nunca mais olhei para trás.

Face ao Mate e ao P10, a abertura passa de f/2.2 para f/1.8. Significará isto que as câmaras do Huawei P10 Plus captarão mais luz e serão mais capazes em condições de baixa luminosidade.

O zoom 5x manteve ou melhorou o detalhe das malhas no tecido.

O Huawei P10 Plus inclui ainda os mesmos retoques oferecidos pela Leica nos seus antecessores, com uma interface líder de mercado, repleta de opções como o modo de retrato Leica e simulação de filme, além dum modo profissional que será o melhor do mercado na minha opinião. A câmara pode ser usada neste modo totalmente manual, ou podemos recorrer a ele para ajustar a câmara à imagem exacta que queremos obter. É fácil: podemos ajustar qualquer parâmetro, que os restantes compensarão!

Poderá esta ser a mais completa app fotográfica do mercado?

Só posso dizer que com o Huawei P10 Plus sacas as melhores chapas monocromáticas que alguma vez viste num smartphone. Os 20MP permitem uma gradação de tons suave como seda, sem aberrações cromáticas e excelente detalhe. Vais para a rua, para a cidade, e fazes fotografia urbana como há pouco tempo só fazias com uma câmara.

Nenhuma foto a cores convertida para preto e branco iguala o Huawei P10 Plus.

Mas é também um smartphone a considerar por profissionais da imagem. O facto é que qualquer fotografia se mostrará mais detalhada e refinada no Huawei P10 Plus, simplesmente porque tem mais pixéis com que trabalhar. Comparem qualquer ecrã de 5.5 polegadas FHD com um 2K e ficarão admirados.

20MP resultam em grande suavidade nas gradações de cor.

Uma última peça do interesse do Huawei P10 Plus é o zoom de excelente qualidade. Em casos ideais, o zoom ganha de facto detalhe face a um crop da imagem original. Mas não abusem: o melhor zoom são os pés.

  • O gamer aficionado

Eu sei o tipo de pessoa que és. Todos os dias faço de conta que sou como tu e durante largos minutos atiro-me à conquista mundial a partir do ecrã do smartphone. Por isso compreendo-te: sei que qualquer smartphone corre qualquer jogo, mas corrê-lo bem, com todo o luxo de gráficos que exige um N.O.V.A., Modern Warfare 5, ou um World of Tanks, essa é outra história.

Crazy Taxi corre bem no Huawei P10 Plus, mas isto é só o início.

O Huawei P10 Plus coloca ao meu dispor o mesmo Kirin 960 do meu Huawei Mate 9, com memórias UFS e 4 ou 6GB de RAM de alta frequência. A gráfica é a Mali-G71 MP8, “só” a melhor gráfica deste lado da fronteira Qualcomm/ARM e optimizada para realidade virtual e jogos com movimento rápido, graças à sua capacidade de 120Hz de taxa de actualização.

A Mali-G71 é já compatível com a Vulkan API da Google e por isso correrá sem problemas mesmo os jogos mais puxados, como Galaxy on Fire 3 – Manticore, um verdadeiro luxo de gráficos exigentes e intensos. Pensada para aguentar resoluções até 4K, a Mali-G71 estará confortável com o ecrã 2K do P10 Plus e por isso vais sentir como a fluidez dos gráficos é superior ao que alguma vez experimentaste.

Um gamer não se sentirá limitado em momento algum.

Precisamente o ecrã 2K de 5.5 polegadas é um grande argumento para gaming. Não só a dimensão significa mais gráficos e menos botões, além de maior agilidade nos movimentos dos dedos, como os gráficos ficam sublimes. Os jogos vão simplesmente ficar viciantes.

A sério: tudo corre bem, não importa o complexo do jogo.

O que nos traz ao terceiro magnífico.

  • O maluquinho das séries

Que seria eu. E quanto a vós, qual é o vosso veneno? Taboo, The Walking Dead, Guerra dos Tronos, Westworld? Essas e mais duzentas, certo?

Gostei bastante da capacidade do ecrã do Huawei P10 para reproduzir excelentes vídeos, mas com um ecrã de resolução 2K, o Huawei P10 Plus é simplesmente ideal para streaming de filmes ou séries, até porque é algo maior e permite uma visualização mais confortável. Netflix ou N Play, é instalar a app de preferência e arrancar.

Nplay ou Netflix? O Huawei P10 Plus é excelente para vermos a nossa série favorita.

Se tens por hábito aproveitar uma viagem ou um momento de ócio para ver uma série e não queres andar com o tablet ou computador atrás, o Huawei P10 Plus é uma boa alternativa: o ecrã é ainda mais luminoso que o do Mate 9 e tem excelentes ângulos de visão para podermos ver um bom filme sem desconforto.

Eu sei que existem no mercado smartphones cujos ecrãs seduzem, mas já tentaram ver um filme que desaparece nas curvas? Vocês sabem do que estou a falar: para o fã do multimédia, um ecrã plano é uma vantagem vantagem e não se fala mais nisso.

Áudio estéreo e ecrã 2k são grandes argumentos do Huawei P10 Plus.

Claro que o áudio estéreo é um must para vídeo e muitos smartphones não o têm. Mas quando o Huawei P10 Plus fica na horizontal os canais estéreo dividem-se, com auscultadores e altifalante a complementarem-se, para uma divisão perfeita esquerda-direita, com excelentes graves. É realmente o melhor do mercado, só comparável a um escasso punhado de smartphones caros.

  • O profissional workaholic

Porque nem tudo da vida são séries, jogos e fotografias, alguns de nós usam o smartphone mesmo para trabalhar. Conseguem adivinhar em que dispositivo está este artigo a ser composto?

No Huawei P10 Plus.

E porquê? Porque nada bate a ergonomia de um ecrã de 5 polegadas, mas quem vai ter de tratar de negócios, trabalho e assuntos importantes “anytime, anywhere” agradecerá as dimensões extras do ecrã do P10 Plus, as letras e botões virtuais maiores, não só no teclado, mas no corpo de texto. É certo que perco um pouco na agilidade do swipe, mas ganho na velocidade de escrita com os polegares e nos olhos menos cansados.

Tudo se torna realmente mais fácil graças ao ecrã que, além de boas dimensões, apresenta excelentes níveis de luminosidade e contraste em condições exteriores.

O Kirin 960 com 4GB de RAM é uma vantagem em si mesmo, pois tem potência de sobra para abrir documentos pesados e ter múltiplas janelas activas, mas isto não é tudo: quem quer manter a vida pessoal bem separada dos documentos importantes do trabalho, o Huawei P10 Plus (tal como o Mate 9 e o P10) permite configurar um espaço privado acessível via impressão digital, encriptado e que manterá seguro os dados mais importantes. Basta ir a Definições – Segurança e Privacidade – Cofre de ficheiros.

É simplesmente uma ferramenta de trabalho excelente para o CEO ambicioso ou para o timoneiro de uma startup.

  • O hiperactivo

Skype, WhatsApp, Snapchat, Facebook, Instagram, Reddit, 9GAG ou visitas constantes à Tek Genius para saber as melhores novidades do mundo da tecnologia: alguns de nós não sabem manter o smartphone quieto no bolso e estão sempre em movimento.

Uma conversa aqui, uma mensagem ali, um GIF acolá, o mundo das redes sociais fervilha e temos de nos manter na crista na onda.

Aqui entra em cena o excelente ecrã do Huawei P10 Plus: para que vais estar a cansar os olhos e a falhar as letras num ecrã compacto, quando podes ter letras legíveis e excelente detalhe num ecrã suave para os olhos?

A bateria generosa é outro pormenor a levar em conta, até porque graças à excelente tecnologia de carregamento rápido da Huawei, o dispositivo carrega os amplos 3,750mAh em aproximadamente uma hora. O facto de termos um ecrã QHD significa que a vida da bateria não será substancialmente maior que no Huawei P10, no entanto.

Ninguém acredita à primeira que o Huawei P10 Plus possua uma bateria desta capacidade. O Huawei é bem mais compacto e leve que o iPhone 7 Plus, e ainda assim oferece 875mAh extras ao utilizador e as consequentes horas extras de trabalho ou diversão de que precisamos.

  • O trendy

Julgavas que o iPhone era trendy? Pensa outra vez: os Huawei P10 e Huawei P10 Plus são os smartphones trendy da gama alta para 2017.

Cada vez que o Huawei P10 Plus aparece na secretária, o pessoal dos iPhones quer ver mais de perto e há os “oh” e “ah” do costume. O iPhone passou de uma tendência a uma banalidade e já ninguém olha para ti só porque tens a maçã. Ter um iPhone já não diz absolutamente nada de quem és.

O hyper diamond cut não é apenas textura, é look, é som.

A Huawei investiu forte no estilo do Huawei P10, aliando-se a estúdios de moda, fotógrafos de renome e mesmo ao Instituto Pantone na eleição das cores dos dispositivos. Verde e azul são cores do ano e muita gente relevante vai usar estas cores.

Para além disso, o Huawei P10 Plus em particular tem linhas bastante distintas, com contornos de perfil arredondado e excelentes acabamentos. E digo em particular, porque o acabamento em hyper diamont cut é único no mercado.

Trata-se de uma textura quase microscópica gravada na face traseira que fica sublime em azul ou verde. Esta superfície tem um toque e um som específico, mas quando a luz incide sobre si mostra um cintilar muito próprio, tornando-se uma impressionante experiência auditiva, táctil e visual. Adicionalmente, oferece uma superfície de excelente aderência que ajuda a não deixarmos cair o telemóvel.

O Huawei P10 Plus é um smartphone distinto.

O Huawei P10 Plus é de fazer parar o trânsito e claramente feito para quem tem mentalidade fashion, mas exigr estilo e substância.

  • O perfeccionista

Há quem não dê ao smartphone uma utilização particularmente vincada. Antes, faz de tudo um pouco, mas o que quer que faça, exige que se faça bem e depressa.

Isto significa que este tipo de pessoa não quer esperar um segundo para que uma app abra, que um filme inicie, ou uma operação seja executada.

Não vou dizer que o Huawei P10 Plus é o mais rápido e potente no mercado, porque números em absoluto valem pouco. Mas onde importa, a experiência de utilização é extremamente positiva.

Navegar, jogar, trabalhar. O Huawei P10 Plus faz tudo com destreza.

O sistema responde rapidamente e o smartphone tem amplo espaço de manobra para manter inúmeras apps abertas sem deixar de funcionar com fluidez e sem perder dados importantes. O que quer que queiramos fazer, o P10 faz depressa e bem, sem bugs ou soluços, para agradar àquela pessoa que não quer incomodar-se nem ter que se preocupar quanto a se o seu smartphone vai ou nao conseguir fazer algo.

Os 4GB de RAM autorizam algum “desleixo” no sentido em que podemos facilmente ir esquecendo as apps em segundo plano sem degradação de performance. A inteligência artificial a bordo do Huawei P10 Plus ajuda-nos a gerir estas aplicações, fazendo uma alocação inteligente dos recursos e distinguindo as apps que devem ter prioridade sobre as restantes, por serem mais solicitadas.

Bem, são sete tipos de pessoas, sete tipos de utilizadores de smartphones, e apenas um smartphone, o Huawei P10 Plus, cuja polivalência não pode ser ignorada. E tu, que tipo de magnífico és?

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu gostava de ser do tipo que tem dinheiro para poder investir num telemóvel desta gama e qualidade. Mas como sou pobre, fico-me pelo meu alcatel 10.54.

DEIXE UMA RESPOSTA