Kirin 970

A rede 5G é a grande tecnologia do momento, mas potencialmente só em 2020 estará operacional, após ser ultrapassada toda a papelada da certificação e estabelecidos os padrões industriais para o seu funcionamento. Algumas marcas não vão, no entanto esperar por 2020, caso da Huawei, que planeia ter os primeiros smartphones 5G já em 2019.

Depois de ontem ter oficializado para o mercado mundial os Honor 7X e Honor View 10, a Huawei continua no encalço das tecnologias do futuro e, paralelamente ao evento, na World Internet Conference na China, Yu Chengdond, CEO do segmento consumer, confirmou que a marca lançará os primeiros smartphones 5G já em 2019.

Sem revelar grandes detalhes, Chengdond indiciou que a capacidades 5G dos smartphones será fornecida pela própria Huawei, pelo que podemos esperar novos chips com modems mais evoluídos, uma área onde a Huawei tem investido de modo crescente, mantendo-se independente da Qualcomm. Esta última, tal como a Intel, já anunciaram modems 5G para smartphones, embora nenhuma das duas possua um que possa ser desde já integrado num smartphone de produção. A Huawei poderá, assim, estar no bom caminho para chegar ao 5G ao mesmo tempo ou à frente dos seus principais concorrentes.

A vantagem da Huawei será o facto de ser uma das principais fornecedoras da futura infraestrutura 5G, tendo já testado operacionalmente a tecnologia em parceria com a China Mobile e a ZTE. Poucas empresas terão este tipo de experiência.

Entretanto, Chengdong indicou igualmente que a Huawei apostará fortemente na inteligência artificial e integrará chips específicos em futuros processadores, alargando a funcionalidade do Kirin 970 a outros processadores e, consequentemente, outros smartphones.

Face aos grandes avanços da rede 5G, não só em termos de velocidades, mas igualmente de interconectividade e baixa latência, a inteligência artificial e aprendizagem profunda poderão ser fundamentais para que os dispositivos consigam gerir eficazmente a nova tecnologia.

Huawei Mate 10 Pro: as nossas primeiras impressões

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA