A Qualcomm parece ter sido apanhada algo a dormir quanto à rede 5G, com diversos concorrentes a mobilizarem processadores com rede 5G nos segmentos intermediário e de entrada. Hoje a Qualcomm finalmente anunciou o primeiro Snapdragon da família 600 com conectividade 5G, na forma do Snapdragon 690.

Porquanto muitos possam considerar que o Snapdragon 690 é um sucessor para o já maduro Snapdragon 675, a introdução do Snapdragon 690 deita por terra alguma esperança que pudéssemos ter num novo chip da família 600 estritamente LTE, o que significará que os equipamentos de gama média LTE deverão continuar a ter de usar os chips mais antigos.

Face ao Snapdragon 675, a Qualcomm diz-nos que o Snapdragon 690 terá 20% mais performance no processamento e, acima de tudo, um boost impressionante de 60% a nível da GPU. O SoC não deixa de ter algo em comum com o Exynos 880, no sentido em que é fabricado em 8nm, não no mais evoluído (mas mais caro) processo de 7nm, mas também por introduzir o Cortex A77 na gama média da Qualcomm, ainda antes de qualquer Snapdragon da série 700 o incluir. Pena é que a Qualcomm não tenha para já revelado exactamente quantos núcleos temos a bordo.

O destaque do Snapdragon 690 será, de qualquer modo, a inclusão do modem X51 com conectividade 5G SA, NSA e compatibilidade com bandas 5G globais desde que sejam sub-6GHz, já que as restantes ficarão como exclusivas das famílias Snapdragon 7 e 8.

Outros pontos importantes do Snapdragon 690 incluem a capacidade de filmar HDR 4K a 30fps e, no sentido inverso, de reproduzir vídeos de alta resolução de forma mais estável em condições de rede fraca. Quanto à fotografia, o novo chip poderá acomodar imagens de 192MP, e ainda terá suporte para ecrãs com taxa de atualização de 120Hz.

Podemos esperar que algumas das principais marcas de smartphones apostem neste chip, mas ainda deveremos estar a diversos meses da sua efetiva chegada ao mercado. A grande incógnita é mesmo o preço. Apesar da Qualcomm vender este chip como democratizando a tecnologia 5G, não tenho total certeza que o preço seja competitivo com o que oferecem alternativas como a Mediatek.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui