Alvo de inúmeros rumores e fugas de informação que lhe mudaram inclusivamente o nome, o Snapdragon 855 será hoje oficial. Mas, antes disso, o site Techcrunch cometeu a gafe de publicar na íntegra os dado técnicos deste impressionante processador, algo que só parece ser grave quando anunciamos algo antes do Papa.

O novo Snapdragon 855 não é totalmente uma surpresa, graças a toda a atenção que já tinha recebido ao longo dos últimos meses. Contudo, não deixa de ter algymas novidades que importa destacar.

Como se pensava, o chip será fabricado em litografia de 7nm da TSMC, e possuirá uma arquitectura octa-core em três clusters. Curiosamente, isto significa que o Snapdragon 855 chega com um único núcleo de potência extrema, um Gold de 2.84GHz, seguido de três núcleos de alta performance a 2.42GHz, e então quatro núcleos de eficiência. É uma solução diferente da abordada pela Samsung que optou por uma estruturação 2x2x4.

Uma gráfica nova não podia deixar de acontecer, e essa gráfica será a Adreno 640 cuja performance ainda terá de ser comparada à das mais recentes ARM. Significativo é que a gráfica seguiu as passadas da Huawei com a sua GPU Turbo, implementando aquilo a que a Qualcomm chama de Snapdragon Elite Gaming, uma implementação de software que permite extrair performance extra durante jogos, adequando o desempenho da gráfica conforme as aplicações. De resto, Snapdragon 855 possui um grande foco em realidade aumentada e inclui um motor de visão computacional para aplicar melhorias nas fotografias em tempo real.

Primeiro processador com tecnologia 5G

Não obstante o chavão, não sabemos se o Snapdragon X50 chegará em conjunto com o Snapdragon 855 ou não. É possível que existam várias versões do processador, mas a Qualcomm está a publicitar o seu chip como o primeiro capaz de ligação 5G multi-gigabit. O único modem certo neste momento é o Snapdragon X24 LTE que, segundo o que tem sido publicitado, permite já atingir uns apreciáveis 2Gbps.

Entretanto, a Qualcomm deixou de brincar e indica que o 855 inclui uma NPU que triplica a capacidade de inteligência artificial de soluções anteriores, o que quer que seja que isso quer dizer neste momento. Em chips anteriores, a Qualcomm defendera que os seus chips já incluíam implementações de inteligência artificial, sem chegar a chamar-lhe NPU, mas o marketing tem a sua importância.

Com a oficialização do novo Snapdragon 855, a Qualcomm deverá revelar ainda mais detalhes sobre o seu chip que pode já ter sido apanhado em benchmarks com performances mais do que impressionantes. Os primeiros equipamentos com o novo processador começarão a ser oficializados já no início de 2019, quiçá durante a CES, com um pico de anúncios nos dias imediatamente antes do MWC de Barcelona.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui