Os utilizadores de tecnologia são pessoas extremamente insatisfeitas: com o Snapdragon 845 a ser hoje em dia um processador de capacidades inegáveis, não estamos já todos extremamente ansiosos por ver o que pode fazer o Snapdragon 855? Podem apostar que sim! E um pequeno vislumbre das capacidades do Snapdragon 855 pode ter surgido agora no Geekbench, com um score impressionante.

São 10,469 pontos no teste multi-core e 3,690 pontos por núcleo, valores que ficam mais em perspectiva quando pensamos que uma pontuação típica do Snapdragon 845 é abaixo dos 2,500 pontos em single core e apaixo dos 9,000 pontos em multi-core. Portanto, falamos de um acréscimo de capacidade que chega a 1/3 por núcleo, apontando para maior capacidade núcleo a núcleo e, por seu turno, maior eficiência energética, não só pelo fabrico a 7nm, mas pela capacidade para manter o smartphone a funcionar com menos núcleos activos.

A Qualcomm tem mantido o Snapdragon 855 como um segredo bem guardado, mas tal como com o Kirin 980, o octa-core poderá optar por escalonar os seus núcleos, para não necessitar activar um cluster inteiro de cada vez que é necessária alguma potência extra. Existe igualmente alguma discussão sobre se este será mesmo o primeiro chip 5G da Qualcomm, ou se esse privilégio pertencerá a um chip futuro. Pensa-se igualmente que o Snapdragon 855 terá uma nova NPU dedicada às tarefas de inteligência artificial, lidando por exemplo com reconhecimento de imagem, seguindo a tendência lançada pelo Kirin 970 da Huawei.

Sobre o dispositivo que apareceu no Geekbench não sabemos absolutamente nada em termos de que a marca pertence. O benchmark indica 6GB de RAM, mas poderá ser simplesmente um equipamento de testes da própria Qualcomm.

Entretanto, espera-se que o Snapdragon 855 seja revelado no início de Dezembro e potencialmente só aí teremos certeza se este benchmark pertence mesmo ao SD855. Existem poucas hipóteses alternativas, tendo em conta que nenhum processador se aproxima destes scores, excepto o Apple A11 Bionic, e aqui é de realçar que no próximo dia 12 de Setembro a Apple tem um evento marcado onde deverá revelar os novos iPhone o Apple A12, que será o segundo chip anunciado com 7nm depois do Huawei Kirin 980. Estará o Snapdragon 855 à altura?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here