Desde pequeno que era o principal mistério da minha vida: porque não tinha ninguém ainda inventado uma camisa com ar condicionado? Os astronautas já as tinham, então qual era a dificuldade? Porque é que ninguém financiava isto? Parece que a Sony ouviu as minhas preces, porque acaba de inventar uma camisa capaz de baixar a temperatura do corpo até 10ºC!

É um facto que sou mais calorento do que os friorentos comuns mortais, e que o Verão não me ajuda. A camisa da Sony é, por isso, a prenda que quero para os meus anos.

O truque da Sony está no Reon Pocket, um pequeno dispositivo que se coloca no bolso de uma camisa especialmente feita para a sua utilização. Este não é um ar condicionado normal, já que não recorre a líquido para refrigeração.

Pelo contrário, o sistema da Sony recorre ao que se chama se Efeito Peltier, descoberto pelo físico Jean Charles Peltier no século XIX, e que consiste na aplicação de uma corrente eléctrica a um circuito constituído por diferentes materiais. Um diferencial térmico é criado entre as duas superfícies do circuito, e trocar qual a face que está mais fria ou quente é tão simples quanto inverter a polaridade da corrente.

Na sua versão mais completa, o Reon Pocket tem uma autonomia de 24 horas e pode ser carregado em duas horas, emparelhado com iPhone e Android para ser controlado via smartphone. A versão Lite, no entanto, abdica do bluetooth e do emparelhamento. Ambas podem, no entanto, ser aquecer o corpo até 8 graus, ou arrefecê-lo em até 13 graus centígrados.

Há um ou outro senão: a camisa está para já apenas disponível na plataforma de crowdfunding da Sony no Japão e, ao ter sido pensada para homens de negócio que têm de andar de fato o ano todo, está disponível em apenas um modelo de camisa em três tamanhos. Aí, o Reon Pocket é inserido num bolso especial nas costas, onde fica convenientemente escondido e, ao ser do tamanho de uma carteira normal, não é realmente difícil de esconder.

A limitação a apenas um modelo de camisa é uma chatice, mas é um princípio num planeta que não estará mais fresco tão cedo!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here