Para muitas marcas, a corrida ao megapixel pode ter terminado, mas a Sony não é qualquer marca e oficializou hoje o seu novo IMX586, um sensor mobile que estabelece um novo recorde ao chegar com resolução de 48MP e os pixéis mais pequenos de sempre.

O problema da resolução num smartphone é que o espaço disponível limita fortemente o tamanho do sensor, não só em termos de área bruta, mas também em termos da distância às lentes de modo a que estas consigam projectar um círculo de imagem útil sobre o sensor. Ora existe um outro caminho, o dos pixéis de tamanho reduzido, e até agora os pixéis mais pequenos possuíam 1 micrómetro. Com o IMX586 a Sony conseguiu reduzir o seu tamanho em 20%, para os 0,8 micrómetros, permitindo-lhe colocar ainda mais pixéis sem necessidade de aumentar a área do sensor.

Um problema geralmente associado com pixéis destas dimensões são os detalhes menos nítidos e “enevoados”, ou mesmo maior probabilidade de imprimir na imagem desfoque por movimento. Isto acontece porque o fenómeno da difracção da luz ao passar pelas lentes é mais fácil de se observar com pixels pequenos por a area de difusão se espalhar por mais pixéis.

O que é o quad-Beyer?

Os sensores fotográficos são sensores eléctricos normais que medem apenas a carga eléctrica que cai sobre cada pixel, provocada por cada fotão. Portanto, o resultante é puro preto e branco. Para obter a cor, sobre os sensores é colocado um filtro Bayer RBG que deixa passar a cor conforme o seu cumprimento de onda: se sobre um pixel está um filtro verde, só a luz verde passa, e assim por diante.

No caso do IMX586, a Sony apresenta uma tecnologia que chegou ao mercado no Huawei P20 Pro, especificamente na sua câmara de 40MP: em vez dos pixéis RGB se intercalarem, cada cor é agrupada em quatro pixéis adjacentes. Em condições de baixa luminosidade os pixéis são unificados nestes grupos para o equivalente a pixéis de 1.6um e resolução de 12MP.

Em situações de boa luminosidade, o filtro reverte para a interpretação de sinal normal.

Xperia XZ3 ou Huawei Mate 20?

A resposta poderia ser óbvia, mas não sabemos qual será o primeiro smartphone a chegar ao mercado com este sensor.

A minha aposta será no Huawei Mate 20. No entanto, com lançamento oficial esperado na IFA em Setembro, o Sony Xperia XZ3 é um candidato perfeito para estrear o sensor e a Sony fará bem em reservar para si aa suas melhores tecnologias.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui