Depois do grande lançamento que foi o da nova família Xperia XZ2, especificamente com os Sony Xperia XZ2 e Xperia XZ2 Compact, a Sony anunciou agora oficialmente o muito aguardado Sony Xperia XZ2 Premium, que chega talvez como o mais ambicioso smartphone Sony de sempre, com diversas rupturas com o passado da marca nipónica. Pela primeira vez, de facto, a Sony oferece aos seus utilizadores um smartphone com câmaras duplas principais.

Câmaras revolucionárias

Comecemos pelas câmaras então? A guerra está aberta na gama alta quanto às câmaras mais revolucionárias ou de melhor qualidade e a Sony chega muito tarde à corrida das câmaras duplas. No entanto, o Sony Xperia XZ2 Premium apresenta as primeiras câmaras mobile de sempre com ISO 51,200, enquanto o vídeo poderá ser capturado a ISO 12,800. Este valor astronómico significa que a já consagrada possibilidade de gravarmos vídeos a 960fps em FHD é extremamente beneficiada em termos das suas possibilidades em baixa luminosidade.

As novas câmaras são também as de maior abertura a bordo de qualquer Sony, com uma unidade de 12MP e abertura f/1.6 emparelhada com uma de 19MP e abertura f/1.8. Tal como no Sony Xperia XZ2, o Sony Xperia XZ2 Premium poderá gravar vídeo HDR 4K e inclui obturador anti-distorção e SteadyShot com estabilização de 5 eixos. As câmaras possuem igualmente zoom digital 8X.

 

Design reconhecido

O Sony Xperia XZ2 Premium recupera em pleno o design arredondado do Sony Xperia XZ2, com a face traseira côncava para maior ergonomia e mostrando aí a presença das duas câmaras principais. Também aqui, o leitor biométrico se encontra na face traseira, enquanto o ecrã revela laterais arredondadas e rebordos reduzidos, se bem que não tão mínimos quanto os que temos visto em alguns equipamentos ao longo de 2018.

O design Ambient Flow veio para ficar e oferece ao Xperia XZ2 Premium uma traseira de vidro amplamente brilhante com linhas extremamente fluídas.

Hardware líder de mercado

Da lista de especificações do Sony Xperia XZ2 Premium extraímos que não é neste momento possível pedir mais a um equipamento. O smartphone chega equipado com o consagrado Snapdragon 845 com 6GB de RAM e armazenamento de 64GB UFS 2.1.

O ecrã de 5.8 polegadas pode possuir dimensões típicas de 16:9, mas é uma pequena maravilha da tecnologia com a sua resolução 4K de 2160 x 3840 e tecnologia HDR.

A bateria possui 3,540mAh, um valor relativamente alto e é compatível com carregamento rápido Qi.

Como é normal na Sony, o áudio de elevada qualidade não ficou de fora, e o Xperia XZ2 Premium inclui gravação e reprodução estéreo com dois altifalantes com S-Force Front Surround, LDAC, DSEE HX, Clear Audio+ e áudio de alta resolução.

Infelizmente, o jack áudio está ausente e, mais uma vez, teremos que utilizar um cabo conversor USB-C. Todo o corpo estará protegido com uma certificação IP68 contra a entrada de água e poeira.

 

Expectativas

O grande ausente do anúncio de hoje é o preço. Sabemos que o Sony Xperia XZ2 Premium será disponibilizado durante o Verão, e o hardware mais do que mostra que este equipamento irá enfrentar directamente equipamentos como o Samsung Galaxy Note 9. O preço deverá, por isso, ser idêntico.

O Sony Xperia XZ2 Premium continua a ambição de se renovar que a Sony tem mostrado com os seus novos dispositivos, apostando em novo design e num hardware que é claramente de de gama alta e sem restrições. No passado a Sony sacrificou demasiado em algumas funcionalidades para destacar outras, mas o novo Xperia XZ2 Premium rompe com essa postura: um ecrã 4K é acompanhado de câmaras extremamente promissoras que poderão gravar em UHD e o hardware interno é equivalente aos melhores dispositivos no mercado.

Poderá a Sony reencontrar o seu lugar de prestígio com o novo Xperia XZ2 Premium?

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here