Um dos mais aguardados smartphones do MWC é mesmo o Sony Xperia XZ4 que, aparentemente, já recebeu um nome novo como Sony Xperia 1, colocando um fim à linhagem XZ que parece nunca ter sido reconhecida como um nome de excelência, não obstante as suas qualidades.

Parece que a Sony se prepara para um tremendo rebranding dos seus smartphones, já que também os Xperia XA passarão a Xperia 10. Mais importante é que novos renders mostram o agora Sony Xperia 1 numa fabulosa cor púrpura, que não me lembro de ver em smartphones em tempos recentes.

Os novos renders filtrados por Evan Blass confirmam o que já sabíamos, quanto à presença de um ecrã extremamente longo com rácio de 21:9, e quanto a um profundo redesenho deste terminal. O look mais rotundo dos XZ2 e XZ3 ficou para trás, ainda que eu gostasse dele, e as câmaras triplas traseiras estão agora numa posição mais encostada à porção superior, sem o leitor biométrico colocado numa posição estranha. Este passou agora para a lateral, acima da tecla de bloqueio que geralmente costuma partilhar a sua posição. Finalmente, o painel traseiro é plano, o que me leva de volta a clássicos como o XZ3 com a sua elegância minimalista e tenho certeza que muitos estão contentes por ver este regresso às raízes.

O fenomenal ecrã curvo do XZ3 também desaparece, dando lugar a um ecrã plano e aqui não me sinto tão contente, já que as acções possíveis a partir desta área de curvatura eram um ponto alto no XZ3, e quiçá a Sony as tenha mantido, apesar da ausência de curvatura. Certo é que os ecrãs curvos, se lá  apenas por questões estéticas, não servem qualquer propósito.

A Sony também não parece convencida da necessidade de utilizar um leitor biométrico no ecrã, não obstante os utilizadores nem sempre pagaram pela utilidade de algo. Fiel a si mesma, a Sony manteve a tecla dedicada para a captura fotográfica.

Um smartphone impressionante

Não é que os Sony tenham em algum momento deixado de impressionar, mas o Xperia 1 poderá superar-se. Das três câmaras, pensa-se que a principal terá colossais 52MP f/1.6, podendo conjugar píxeis num filtro Quad Bayer para o equivalente a 13MP com pixéis de grande dimensão. Uma segunda câmara de 16MP será teleobjectiva para zoom, enquanto uma terceira câmara será do tipo ToF para aplicações de realidade aumentada.

Esperam-se igualmente o Snapdragon 855 emparelhado com 6GB de RAM e 128GB de armazenamento interno, uma bateria de 4400mAh e protecção IP68.

Os dados finais deste terminal com grande potencial serão revelados a 25 de Fevereiro, durante a conferência da Sony no MWC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui