Eis algo de que estamos à espera há mais de um ano: um leitor biométrico directamente sob o ecrã activo de um smartphone. A solução é menos glamorosa que mapeamento facial, mas infinitamente mais prática, mais rápida, e também mais complicada. Os desafios podem ser tantos que as principais marcas parecem sofrer atrasos na sua implementação há diversos meses. Tudo isso muda agora que a Synaptics anunciou a entrada em produção em massa do seu primeiro leitor biométricos sob o vidro.

Há certamente desafios, já que qualquer sensor deste tipo deve conseguir filtrar a impressão digital do barulho de fundo causado pela matriz LCD ou AMOLED do ecrã, sem no entanto se tornar uma mancha no ecrã, fazendo-se ver entre os pixéis. A Synaptics parece ter finalmente resolvido essa questão com o anúncio hoje do Clear ID FS9500.

Este sensor funcionará, não em todo o ecrã, mas numa zona específica do ecrã, eventualmente não mais compacta que um leitor normal. A sua grande vantagem é que estará escondido no meio dos pixéis activos e, por isso, será perfeito para os smartphones da nova era quase bezel-less.

Mas a bordo de que smartphone chegará este sensor é outra questão.

A indicação de que o sensor chegará numa das marcas Top 5 é interessante, mas pode significar muita coisa. Bom, pode significar cinco marcas diferentes, certo?

Um candidato de topo é, obviamente o Samsung Galaxy S9. Em Outubro escrevemos precisamente sobre isso, depois do analista Ming-Chi Kuo o ter avançado, se bem que Kuo nem sempre acertou no passado. Será difícil que a Samsung deixe passar em branco a oportunidade de uma inovação deste tipo: desde o Samsung Galaxy Note 7 que se fala que os Galaxy futuros terão esta funcionalidade, e nada será mais indicador disto do que a dificuldade da marca Coreana em integrar o leitor biométrico nos Galaxy S8 e Note 8.

Haverá obviamente outras empresas: Huawei, Xiaomi ou Meizu, todas elas quererão algo semelhante. Por mais que o reconhecimento facial esteja em voga, não é o tipo de tecnologia prática e funcional que permita uma utilização célere e simples do smartphone. Ainda assim, a nossa aposta neste momento estará no Samsung Galaxy S9.

Esperemos por Janeiro para descobrir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui