Depois de se livrar da ameaça da aquisição da Broadcom e ainda em água quente com a Apple, a Qualcomm parece focada em ameaçar o mercado de chips da Intel e AMD com chips desenvolvidos especificamente para portáteis. O novo Snapdragon 850 é um passo nesse sentido, mas há um crucial que vai ser tomado pelo Snapdragon 1000: o aumento da TDP para 12W, praticamente equivalente a um Intel Core Y.

 

Porque é a TDP importante

O Thermal Design Power indica a quantidade de calor que um sistema informático deve conseguir dissipar sem colocar em causa a integridade do processador e quanto maior, mais capacidade tem o processador para realizar operações de cálculo que geram calor, sem sobreaquecer.

Tipicamente pensados para equipamentos móveis, com muito pouca capacidade de refrigeração, os Snapdragon possuem TDP extremamente baixos, com o Snapdragon 845 a possuir um TDP de 6.5W. Para a arquitectura ARM poder ser de facto transferida para portáteis com capacidade de processamento apreciável, o TDP tem que ser aumentado.

O Snapdragon 1000

O Snapdragon 1000 é hoje em dia apenas um boato sobre o qual sabemos praticamente nada, mas as mais recentes informações apontam para que o seu TDP vá ser de 12W, o que o coloca muito perto dos 15W de um Intel Core U, e aproximará muito mais a performance de ambos os chips.

No entanto existem inúmeros desafios para a Qualcomm. É altamente provável que a fabricante vá recorrer aos Cortex A76 recentemente anunciados, com clock a 3.0GHz no caso de smartphones, mas que poderão ser muito mais puxados para utilização em portáteis com sistemas de refrigeração mais eficientes.

Paradoxalmente, à medida que a Qualcomm exceder a frequência óptima do processador, o consumo energético poderá roubar ao chip o seu grande argumento da eficiência energética. Ou seja, se neste momento a Qualcomm quer prometer 20 horas de bateria com um Snapdragon 835, duplicar a TDP para 12W pode roubar várias horas dessa autonomia.

Ao mesmo tempo, os custos dos equipamentos destes chips poderão remetê-los para equipamentos caros, como tem sido de resto a norma, impedindo a sua generalização.

DEIXE UMA RESPOSTA