Um dos principais problemas apontado aos carros eléctricos, para além da autonomia limitada das baterias, é a durabilidade das mesmas. É mesmo um dos argumentos mais usados por aqueles que são contra os veículos eléctricos. Nem mesmo as notícias de muitos utilizadores de carros eléctricos como os Tesla, que não têm vindo a notar problemas nas baterias dos seus veículos, servem para acalmar mais os mais cépticos.

Mas para além dos Tesla, outros carros já têm vindo a mostrar que as baterias são bastante fiáveis, como é o caso dos Chevrolet Volt. Também foram compilados dados da degradação da bateria nos Tesla Model S (modelo mais vendido), que facilmente demonstra que as perdas de capacidade estão dentro do normal, para aquilo que são as baterias hoje em dia.

No entanto, nada melhor do que um exemplo extremo. É o caso de um Tesla Model S que conta já com 320.000Km feitos. É um carro que pertence a uma empresa de taxis, a Tesloop, tendo por isso um uso muito intensivo. Agora, depois de atingir esta marca de quilómetros, a empresa decidiu publicar todos os dados desde carro, que foi produzido em 2015.

É claro que houve um desgaste da bateria, depois dos 320.000Km. No entanto, a capacidade da bateria apenas teve uma redução de 6% depois de todos estes quilómetros. É de notar que durante a utilização, foram feitas descargas completas da bateria, algo que danifica bastante as baterias e lhes retira capacidade.

Mas as surpresas não se ficam por aqui. Em 320.000Km, este Tesla Model S nunca mudou travões. Isto ao sistema de travagem regenerativa que os carros eléctricos têm. De notar também que não há qualquer intervenção importante no veículo.

Deste Model S da Tesla, há nota ainda de um único problema que surgiu depois de atingir os 320.000Km. O cálculo da autonomia pelo computador de bordo começou a apresentar imprecisões. A Tesla reconheceu logo o erro, tendo informado a empresa que este é um erro que pode acontecer em carros com um número muito grande de quilómetros (o que é o caso), tendo assegurado que irá lançar uma actualização ao software para corrigir o problema.

Aqui a Tesla chegou-se à frente e, sem qualquer custo adicional para o cliente, substituiu as baterias de forma a evitar situações menos cómodas para o cliente. No entanto, garantiu que as baterias não tinham qualquer problema.

Esta é sem dúvida uma excelente notícia para quem está a pensar comprar um carro eléctrico. No entanto, há que ter em conta que este exemplo não se pode aplicar a todas as baterias. De fabricante para fabricante, o processo de arrefecimento das baterias muda bastante e a temperatura é um dos elementos que afecta a durabilidade das mesmas.

Para os utilizadores Tesla, é uma notícia muito animadora, assim como para aqueles que pensam comprar um no futuro, principalmente com o lançamento do Model 3.

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