Depois de um final agitado no Rali de Espanha, a Toyota Gazoo Racing mantém a liderança do campeonato de construtores, rumo à última ronda da época. O piloto da Toyota que terminou em melhor posição, Ott Tänak, terminou a prova no sexto lugar e mantém-se na corrida do título de pilotos, isto depois de alcançar o máximo de pontos na Power Stage. Os seus companheiros de equipa, Esapekka Lappi e Jari-Matti Latvala, terminaram em sétimo e oitavo respectivamente.

O Rali da Catalunha, a penúltima e única prova do campeonato mundial de ralis FIA com troços mistos de terra e asfalto, teve início na quinta-feira com a Street Stage de Barcelona. Aí, os Toyota Yaris WRC deram espetáculo ao apresentarem-se no asfalto da cidade espanhola com especificação de gravilha apropriada já para o dia de sexta-feira. Os três pilotos da Toyota completaram o percurso sem incidentes ficando a menos de 10 segundos da liderança.

No final do primeiro dia completo de prova, depois de imprimir um andamento fortíssimo na gravilha, Ott Tänak liderava o rali por quase meio minuto. Tänak e o companheiro de equipa Jari-Matti Latvala demonstraram toda a velocidade do Toyota Yaris WRC: Latvala demonstrou todo o seu ritmo ao conseguir ser o mais rápido em três setores seletivos, apesar de um furo infelizmente lhe ter custado tempo na classificação geral, terminando o dia de sexta-feira em quinto lugar da geral. Esapekka Lappi teve um dia difícil e terminou o dia em décimo.

Campeonato de Turismos Eléctricos é real. Cupra a primeira no ETCR.

O dia de sábado terminou com um Toyota Yaris WRC a liderar, num dia marcado pela chuva e que trouxe grandes desafios para os pilotos devido ao piso molhado. Jari-Matti Latvala conseguiu uma notável recuperação depois do furo na sexta-feira, assumindo a liderança do rali durante a tarde, depois de um pneu furado também obrigar Ott Tänak a perder muito tempo e a cair na classificação logo de manhã. Tänak terminou assim o dia em oitavo, com cerca de um minuto de atraso para Latvala, logo atrás de Esapekka Lappi.

No domingo, Ott Tänak conseguiu subir para o sexto lugar da geral alcançando o melhor tempo na Power Stage e ganhando cinco pontos para ficar a 23 pontos da liderança do campeonato, com 30 pontos ainda disponíveis. Latvala estava em segundo lugar na luta pela vitória quando tocou numa barreira na penúltima especial provocando danos e um pneu furado. Na última especial foi obrigado a adotar uma abordagem de segurança caindo para oitavo lugar da geral e dando assim o sétimo lugar a Lappi, que conseguiu terminar o rali e, tal como Tänak, conquistou pontos decisivos para o campeonato de construtores: a Toyota tem agora uma vantagem de 12 pontos e poderá conquistar o título, apenas na sua segunda época de regresso ao mundial de ralis.

“Foi um fim de semana incrível com muitos altos e baixos e uma incrível batalha do começo ao fim. Poderia ter sido muito melhor para nós. Ainda assim, os três pilotos chegaram ao final do rali, marcaram pontos para o campeonato dos construtores e Ott fez um ótimo trabalho na Power Stage mantendo viva a luta pelo título de pilotos. Sentimo-nos confiantes para a próxima prova na Austrália: temos pilotos rápidos e um carro veloz e fiável.” – Tommi Makinen, Diretor da Equipa

Classificação final do Rali da Catalunha 

1 – Sebastien Loeb/Daniel Elena (Citroen C3 WRC) 3h12m08.0s
2 – Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford Fiesta WRC) +2.9s
3 – Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford Fiesta WRC) +16.5s
4 – Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC) +17.0s
5 – Dani Sordo/Carlos Del Barrio (Hyundai i20 Coupe WRC) +18.6s
6 – Ott Tänak/Martin Järveoja (Toyota Yaris WRC) +1m03.9s
7 – Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota Yaris WRC) +1m16.6s
8 – Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Toyota Yaris WRC) +1m26.4s
9 – Craig Breen/Scott Martin (Citroen C3 WRC) +2m07.0s
10 – Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai i20 Coupe WRC) +2m48.2s

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui