Facebook

A app do Facebook é ao mesmo tempo uma das mais populares, mas igualmente uma das mais criticadas na história das apps. A app Facebook é pesada, tenta fazer demasiado, drena a bateria, e pode parecer simplesmente abusiva. Por isso é que muitos utilizadores continuam a preferir o browser, mas por todos os defeitos que possui, a app Facebook pode ajudar-nos em muitas tarefas que não parecem ser a sua função principal.

É provável que muitas destas funcionalidades já te sejam oferecidas por outras apps, mas eu sou partidário de que não necessitamos encher o smartphone com apps que só fazem um truque de cada vez.

Por isso, se tens a app do Facebook instalada, mais vale tirar o máximo proveito dela com estas opções extras que provavelmente até conheces e não te passou ainda pela cabeça utilizar.

Usa o Facebook para maior segurança das tuas apps

Raramente uso a app Facebook para publicar e fazer comentários, muito porque quando tenho tempo para o fazer prefiro usar o portátil. Mas utilizo-a como garantia extra de segurança para algumas apps.

Eu sei que muitas pessoas olham de lado para a possibilidade fazerem login em várias apps e jogos via Facebook. Mas em minha opinião estão erradas: cada app onde inserimos uma nova password é um risco de vulnerabilidade. Nem eu, nem ninguém sabe o nível de segurança das dezenas de empresas cujas apps utilizamos, e muitas vezes reaproveitamos as passwords.

Ao fazermos login via Facebook, a autenticação fica associada ao Facebook com um elevado nível de segurança, principalmente se tivermos o número de telefone como requisito de segurança. Mesmo que uma app sofra uma quebra de segurança, a nossa conta estará segura porque as credenciais serão sempre pedidas ao Facebook.

No caso de pensarmos que uma app está ligada ao Facebook sem nossa autorização, podemos ir ao menu do Facebook, “definições da conta” e “com sessão iniciada no Facebook”, eliminando da listagem as contas que quisermos.

Encontra Wi-Fi pública fora do alcance do smartphone

Vamos imaginar duas situações: precisas marcar uma reunião de trabalho, estudo ou lazer e tens que ter acesso à rede Wi-Fi, ou estás num local desconhecido sem tráfego de dados sem encontrar uma rede WiFi por perto.

Uma funcionalidade muito interessante da app Facebook é que, indo ao menu principal e depois a “apps”, podemos encontrar app Encontrar W-Fi. Esta app não detecta as redes disponíveis no local onde estás: para isso tens o sensor do smartphone. Pelo contrário, a app marca pinos num mapa na tua zona, indicando-te os estabelecimentos públicos que possuem rede Wi-Fi e fornece o nome dessa rede.img_20170915_163244486573611.png

Portanto, consegues ver o café ou restaurante mais perto com uma rede disponível para lá marcares um encontro ou ires simplesmente tomar um café sem dar cabo do teu tráfego ou bateria, já que a rede 4G a drena muito rapidamente. As empresas com redes abertas ao público obviamente que publicitam estas redes via Facebook, já que assim se promovem a elas próprias.

Descobre que tempo faz na tua localização

Obviamente que podes instalar um widget, e hoje em dia muitos smartphones já utilizam apps nativas de meteorologia, ou então podes utilizar a app Google que é a minha opção porque, francamente, não preciso de mais.screenshot_20170908-0920081350644422.png

Mas se tens por hábito acordar e ver o que se passa no Face, a app pode dar-te informações meteorológicas mal a abres pela manhã. Desse modo não andas a ver apps duplicadas para fazer o

Basta ir às apps, seleccionar a app Tempo e activar as notificações. Se estiveres a Navegar no Facebook podes sempre ir à app para obter informações actualizadas.

Encontra os melhores negócios no Marketplace

Já experimentaste o Marketplace? Pois devias.

Cá em casa fazemos imensas compras e vendas via Facebook, algo que até há pouco tempo era moroso, pouco intuitivo e confuso. Claro que recentemente o Facebook lançou o Marketplace e tornou tudo muito mais fácil.

Na app Facebook o Marketplace tem o seu próprio espaço e podes colocar lá artigos para venda quase instantaneamente. Mas podes também ver o que estão os outros a vender, o que é muito interessante para procurar alguns negócios de ocasião.screenshot_20170915-1820232119566307.png

O Marketplace permite-te procurar produtos por categorias ou keywords de modo muito fácil e sem teres de perder tempo com muitos cliques e listagens. Na mão de profissionais de revenda em feiras e antiquários, o Marketplace é uma ferramenta muito poderosa, e pode ser poderosa nas tuas mãos também.

Descobre os melhores locais para passear

É possível que tenhas milhares de amigos no Facebook e que eles passem a vida a colocar fotografias de sítios e ocasiões muito interessantes. E depois estás tu, aí em casa, a tentar perceber onde é que podes ir passear na folga, no Domingo. Bom, porque não deixar que sejam os teus amigos a dar-te as pistas quanto ao que melhor te vai saber fazer?

Mais uma vez nas apps, temos os Guias da Cidade, onde encontrarás locais que os teus amigos visitaram e o que disseram deles. Bastam alguns minutos para descobrires um monumento desconhecido, um restaurante ou uma cervejaria que te cai no goto. Não precisa ser a tua cidade, obviamente, e se te apetecer fazer uma escapadinha, podes encontrar inúmeras informações sobre o teu destino.

E pronto! Se há uma razão para a app Facebook ser pesada mal amada é porque tenta fazer tudo, mas se a tens, então porque não fazer com ela muito mais do que simplesmente ler e publicar fofocas e memes?

DEIXE UMA RESPOSTA