A vida da Uber não tem sido das mais fáceis nos últimos tempos mas, numa movimentação altamente ambiciosa, a empresa de viagens partilhadas encomendou um total de 24,000 Volvo XC90, com entregas entre 2019 e 2021.

A mudança que está aquisição implica é gigantesca, já que até agora a Uber tem mantido um modelo de negócio que se socorre de condutores em regime de freelancing e a própria Uber não detém uma frota própria. Passará a tê-la com esta encomenda verdadeiramente megalómana de SUV de gama alta.

Ainda mais importante é que o acordo faz parte da parceria entre Uber e Volvo para a criação de veículos autónomos. Com esta aquisição vem a implicação de que a Uber equipará estes 24,000 veículos com um sistema de condução autónoma, eliminando o condutor da equação. Não significa que os veículos entrem em serviço já nesta forma em 2019, claro, mas quando o fizerem será possível chamar um destes Uber que nos chegará sem condutor.

A investida da Uber no segmento de veículos autónomos é gigantesca a todos os níveis, sendo certamente uma das maiores encomendas de sempre para qualquer fabricante e a maior na área dos veículos autónomos.

O investimento é igualmente importante , considerando o valor de mercado destes veículos que, em Portugal, começa nos 69.344€. Se a Uber chegar a adquirir todos os veículos, o investimento será certamente superior a mil milhões de Euros, mesmo adivinhando-se um preço unitário significativamente inferior ao do mercado livre.

Para a Uber, este é, além do mais, um grande gesto de desafio à grande rival Waymo, com quem se encontra numa feroz luta legal.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui