A Google Play está repleta de apps mais ou menos duvidosas que aparentemente não causam qualquer perigo. A Google tem apertado a malha em torno dos malfeitores, mas nem todas as apps são fáceis de detectar. É o caso do UC Browser, que cresceu bastante em popularidade, com mais de quinhentos milhões de utilizadores, mas que foi agora removido da Google Play. Não existem certezas da razão, mas a suspeita é de roubo de dados dos utilizadores, segundo o Android Authority.

Vamos ser francos: com excelentes browsers disponíveis, sejam o Google Chrome, o Firefox que acaba de ficar ainda melhor, o Opera ou mesmo o Microsoft Edge, entre outros, pasma-me um pouco que os utilizadores adiram em massa a um browser que tem o Alibaba por trás. Bom, não tenho nada contra o Alibaba, mas qualquer browser ou sistema operativo criado por uma mega loja online tem obrigação de nos fazer desconfiar de algum esquema para nos cativar como consumidores.

Mas o UC Browser pode ter ido bem mais longe, e simplesmente recolhido sem permissão dados dos utilizadores. Recentemente, de facto, as autoridades Indianas envolveram a Alibaba num conjunto de empresas Chinesas a operar no país e suspeitas de roubo de dados. Segundo o Times of India, o UC Browser tinha sido recebido queixas de que, mesmo depois de desinstalado, o software continuava a recolher dados do utilizador e a controlar os DNS do dispositivo. A sério: o símbolo é um esquilo! Recolher quantas nozes se pode, levar para um esconderijo… certo?

Anteriormente, o UC Browser já tinha estado sob escrutínio de investigadores Canadianos, que determinaram que o browser transmitia dados como localização e mesmo números dos equipamentos.

Se bem que não exista ainda uma conclusão sobre os motivos da remoção do browser da Play Store, estas alegações são particularmente graves, tendo em conta que um browser é uma das principais apps em qualquer dispositivo e recolhe uma grande quantidade de dados constantemente. Se bem que deva manter-se o princípio de inocência até prova em contrário, mais vale prevenir que remediar e, se quisermos continuar com os ditados populares, depois de casa arrombada, trancas à porta.

Ou seja, mais vale jogarem pelo seguro e desinstalar o UC Browser na remota possibilidade de que o estejam a utilizar.

3 COMENTÁRIOS

  1. Pra mim o UC Browser e o Spark Browser são os que têm os melhores recursos. O Microsoft Edge é muito lento trava muito e não tem recursos inovadores ou cativantes. Já o Chrome, passa o tempo e continua do mesmo jeito e sem novidade alguma e ainda por cima a loja Store do Chrome foi reduzida a quase nada de apps, jogos e outros apps interessantes. o Spark Browser era o melhor de todos os browsers, mas a empresa Baidu (dona do browser Spark) foi embora do Brasil por falta de incentivos e o Spark Browser ficou sem suporte e por isso fica dando erro. UC Brouser e Spark são os melhores e mais inovadores e por isso ganharam o mercado na preferência dos usuários, já os outros Browsers sem criatividade resolveram sabotá-los ao invés de melhorarem seus Browsers.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here