O Aston Martin Valkyrie promete ser um dos supercarros mais extremos de todos os tempos. Desenvolvido em conjunto com a equipa Red Bull Racing Fórmula 1, a Aston Martin promete uma desempenho para combinar com os carros de corrida mais sofisticados de hoje. A marca também pretende provar que essa afirmação é verdadeira.

Segundo o CEO Andy Palmer disse em entrevista à Autocar, a marca quer pôr o Valkyrie à prova nas 24 Horas de Le Mans. É uma perspectiva emocionante, colocando a última criação da Aston na prova numa das corridas mais difíceis e lendárias do mundo. Mas há um problema.

Os carros que correm em Le Mans estão atualmente divididos em duas categorias: protótipos e carros GT. Os protótipos são máquinas construídas especificamente, enquanto os carros GT são modelos de produção modificados. A Aston Martin realmente ganhou na categoria superior para carros GT em 2017 e planeia voltar no próximo ano com uma versão de corrida do seu novo Vantage. Mas os carros GT não podem competir pela vitória geral.

Palmer prevê uma classe superior em que os supercarros mais extremos, carros como Valkyrie, McLaren P1 e Ferrari LeFerrari, competem pela vitória geral em Le Mans. Voltamos aos anos 1990, quando carros como o Porsche 911 GT1 e Mercedes-Benz CLK GTR desfocaram a linha entre carros de estrada e protótipos. Isso exigiria uma mudança nas regras, mas se isso acontecesse, abriria a porta para a primeira vitória geral da Aston Martin em Le Mans desde 1959.

Alterar as regras apenas para que um carro possa competir pode parecer um pouco exagerado, mas Le Mans e o FIA World Endurance Championship estão num estado de mudança. Agora que a Porsche se foi, a Toyota é a única marca a competir na categoria superior LMP1-H. Ao mesmo tempo, o Ford GT indiscutivelmente curvou as regras dos carros da classe GT. As versões de estrada e corrida foram projectadas simultaneamente, levando alguns concorrentes a queixar-se de que a Ford construiu um carro de corrida e transformou-o num carro rodoviário, e não o contrário.

Uma classe superior de Le Mans, baseada em supercarros modificados, poderia atrair mais interesse das marcas criando um lugar para carros como Valkyria, Ford GT e outros carros que são muito extremos para se adequar ao espírito das regras da classe GT. Poderia também, como sugeriu Palmer, aumentar o interesse dos fãs ao oferecer o espectáculo de supercarros. Mas se a Aston Martin tem a influência política para criar essa mudança ainda não sabemos.

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