A Samsung anunciou recentemente o Exynos 980 5G, o primeiro system on chip de gama média com modem 5G integrado, permitindo a chegada da tecnologia 5G a smartphones substancialmente mais baratos que aqueles equipados com Snapdragon 855 ou derivados, como é o caso do seu próprio Samsung Galaxy A90 5G. A gigante Coreana não tem uma grande tradição na venda dos seus chips a terceiros, mas parece estar a mudar a postura e, depois de ter a Meizu como cliente praticamente exclusivo, já encontramos chips Exynos nos Motorola e agora a Vivo confirma que lançará um smartphone com o Exynos 980 5G.

Durante o lançamento do Exynos, a Samsung já tinha anunciado a Vivo como parceira, mas a parceria ganha agora mais força com a confirmação por parte de Hu Baishan, vice-presidente da Vivo, de que até ao final do ano teremos um smartphone anunciado com o Exynos 980 5G. O anúncio chega após rumores de que a Vivo estaria a procurar desenvolver chips domésticos.

Essa realidade poderá estar ainda a dois anos de distância, com a Vivo ainda a negociar com fornecedores e parceiros para determinar as especificações do seu futuro chip. Por admissão própria, a Vivo necessita ainda de mais profissionais para desenvolver o seu chip e não considera ter para já as 300 a 500 pessoas que considera necessárias para definir os requisitos do chip.

O Samsung Exynos 980 5G é um octa-core fabricado em litografia de 8nm, com dois Cortex-A77 e seis Cortex-A55, com NPU integrada. A sua maior feature é mesmo a presença de um modem 5G integrado, com capacidade para downloads de até 2.55Gbps no standard sub 6GHz, podendo chegar a 3.55Gbps quando combinar redes 4G e 5G.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui