A Wi-Fi Alliance começou na semana passada a certificar produtos com módulos wireless compatíveis com o novo standard 802.11ad, também conhecido por WiGig. Esta certificação irá garantir que todos os aparelhos anunciados como WiGig que já andam pelo mercado há algum tempo, conseguem operar entre eles sem nenhum problema, com a performance prometida de vários gigabits no espectro dos 60 GHz.

A tecnologia WiGig (IEEE 802.11ad) ao contrário dos antigos standard de Wi-Fi serve para a comunicações de curto alcance, cerca de 10 metros. Mas com uma incrível performance de 7-8 Gbps em transferência de dados e com latências mínimas. Outra das diferenças entre este standard e os anteriores é que nesta a frequência de 60 GHz não consegue penetrar paredes. Logo, esta tecnologia deve ser usada para conectar aparelhos que estão relativamente perto, na mesma linha de visão. Com estas características já perceberam que o WiGig não vem substituir os antigos standard de Wi-Fi ou até mesmo Bluetooth, mas pode ser muito útil para aparelhos que necessitam de grandes larguras de banda para o seu correcto funcionamento, como estações dock wireless, displays AR/VR para tracking dos movimentos wireless, aparelhos de armazenamento de alta performance, ecrãs wireless. Podem ver mais alguns exemplos na imagem a baixo.

wigig-use-cases-clean

Um dos factores importantes deste standard, é que irá ter grande facilidade em mudar a banda de frequência do aparelho durante a utilização normal entre 2.4 GHz, 5 GHz e 60 GHz. Algo que vai ser muito útil para combater as limitações da banda de frequência dos 60 GHz. As últimas duas melhorias que valem a pena referir tem a ver com a redução da interferência, através do uso de múltiplas antenas, e a eficiência energética, que também foi melhorada com auxílio de esquemas de modulação bastante optimizados.

A Wi-Fi Alliance já certificou alguns destes novos produtos com o standard WiGig, como pode ver no site deles. Por enquanto ainda não foram muitos, mas no futuro o número vai aumentar muito mais. A partir de agora os consumidores já podem adquirir produtos, dos quais têm 100% confiança que funcionam dentro dos padrões standard definidos WiGig. Por outro lados, os analistas da ABI Research acreditam que vamos ter já no próximo ano smartphones com este standard integrado.

WiGig em poucas palavras

wigig_at_glance

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here