Do mundo dos jogos para a realidade bélica, a US Navy está a equipar os seus submarinos nucleares com comandos de consolas Xbox 360 para controlar os periscópios das embarcações.

Os primeiros submarinos a receber o “upgrade” serão os submarinos de ataque nucleares da Classe Virginia. Estes são os mais modernos, potentes e impressionantes submarinos actualmente em serviço e deverão manter-se em serviço até 2070 com aquisições planeadas até 2043.

Actualmente, os periscópios são controlados por um joystick de certificação militar que muitos oficiais têm considerado pesado e difícil de manobrar, uma consequência do seu desenho remontar aos anos 90 e estar desfasado da era digital. De resto, para a marinha Norte-Americana, um problema é o custo dos actuais sistemas que incluem o joystick e o sistema de visualização: $28,000 a unidade. Por comparação, os comandos da Xbox 360 custarão cerca de $20 a unidade, podendo ser comprados em grandes quantidades para substituição ao longo dos próximos anos.

Mais significativo é o decréscimo nos custos de treino de milhares de marinheiros, muitos dos quais já compreendem profundamente o conceito de funcionamento de uma consola de jogos, mas que mostram maior dificuldade em manejar um instrumento altamente especializado. A diferença é suficiente para pensarmos em poupanças de centenas de milhares de Dólares ao longo dos próximos anos.

Finalmente, uma última vantagem do sistema é que estes equipamentos especializados tendem a tornar-se extremamente mais caros à medida que terminam os contratos de manutenção ou evoluem as tecnologias. Acabadas as peças suplentes, os custos podem aumentar extraordinariamente, ou a marinha pode ver-se forçada a canibalizar unidades para manter outras em funcionamento. Os comandos da Xbox 360, por outro lado, serão fáceis de encontrar ao longo dos próximos anos e dificilmente aumentarão significativamente o seu preço. De facto, a opção por equipamentos off the shelf sempre foi um meio favorito das forças armadas para controlarem os custos.

O primeiro submarino a receber esta “actualização” será o USS Colorado SSN-788, que terminou os seus ensaios de mar a 31 de Agosto. Esta potente embarcação desloca 7,961 toneladas e atinge velocidades na ordem dos 25 nós ou 45Km/h, mergulhando a profundidades superiores a 244 metros, embora estas capacidades sejam estimativas e os valores reais segredo. O armamento do submarino inclui torpedos Mark 48 e mísseis de cruzeiro Tomahawk.

Vivemos tempos diferentes nas forças armadas e, com uma nova geração de militares a chegar à carreira, com novos hábitos e um know how tecnológico muito superior, este será quiçá apenas um de muitos passos que as forças armadas darão para tornarem a sua tecnologia mais familiar para os seus futuros oficiais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui