Está iniciada a corrida à biometria da próxima geração, com dois caminhos radicalmente diferentes. Por um lado, os leitores de impressões digitais embebidos no ecrã, por outro o reconhecimento facial avançado, ao estilo do iPhone X. Poderá ser por este caminho que a Xiaomi seguirá no futuro, embora tudo não esteja ainda consubstanciado.

O sistema de leitura de impressões digitais da Synaptics, embebido no próprio ecrã, deverá ser adoptado pela maioria dos fabricantes de ponta mas, segundo um informante no mundo da tecnologia, a Xiaomi poderá não correr atrás desta tecnologia, estando antes a concentrar-se na criação de um sistema de reconhecimento facial que poderá chegar já com o Xiaomi Mi 7 no início do próximo ano.

Este sistema não está a ser desenvolvido autonomamente, mas em parceria com a Qualcomm, Himax Technologies e Truly Optico-Electronics, e deverá contar com hardware específico.

Não é claro, neste momento, se esta tecnologia levará a Xiaomi a abdicar por completo do leitor de impressões digitais, como no caso do iPhone X, ou se manterá um leitor de impressões digitais tradicional, que continua a ser mais prático para autenticar o utilizador durante pagamentos ou para desbloquear rapidamente o ecrã. Potencialmente, se conseguir facilmente integrar um leitor de impressões digitais nos seus dispositivos, particularmente se falarmos de um leitor óptico, é altamente provável que a Xiaomi utilize ambos as tecnologias em paralelo, para maior comodidade.

O Xiaomi Mi 7 poderá ser anunciado já no início do próprio ano e confirmado está apenas o Snapdragon 845 a bordo, com as restantes características a serem ainda um mistério. Um juízo sensível será que o ecrã possuirá rácio de aspecto 18:9 e que o sistema operativo será a MIUI 9.0 com Android Oreo 8.0. Os rumores na Internet apontam para a possibilidade da Xiaomi lançar em paralelo o Xiaomi Mi 7 Plus, mas o rumor não é diferente daquilo a que assistimos em 2017, quando alguns analistas davam como certo o lançamento de um Xiaomi Mi 6 Plus que nunca chegou a concretizar-se.

E os nossos leitores desse lado, estão prontos para o reconhecimento facial?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui