Como se esperava, a Xiaomi apresentou hoje a sua nova aposta budget na forma dos Xiaomi Redmi 6 e Redmi 6A que, como a TekGenius noticiou originalmente, chegam com o novo MediaTek Helio P22 a encabeçar um interessante conjunto de especificações por menos de €100.

Como já realcei, o Helio P22 será dos melhores chips no seu segmento de preço, já que surge com uma arquitectura que o coloca num patamar de performance idêntico ao do Snapdragon 625, mas com maior eficiência energética, graças ao fabrico em litografia de 12nm. O resultado será uma performance 27% superior à do Redmi 5 com um chip que oferece 48% mais em termos de eficiência energética. Quanto à memória, o Xiaomi Redmi 6 terá 3GB de RAM e opções de 32GB e 64GB de armazenamento.

Quanto ao Redmi 6A, o processador será o MediaTek Helio A22. Efectivamente o primeiro equipamento da família Helio A, o MediaTek Helio A22 é efectivamente um Helio P22 alterado, embora não seja claro quais as principais diferenças, fora um fabrico em 16nm.

Em termos de hardware, o Xiaomi Redmi 6 apresenta um ecrã HD+ com 5.45 polegadas e rácio 18:9, e câmaras de 12MP com uma câmara secundária de 5MP. Mais uma vez, a Xiaomi aposta na Inteligência Artificial para incrementar as capacidades das câmaras, em termos de modo de retrato e bokeh. Finalmente, a bateria será de 3000mAh.

O Xiaomi Redmi 6A mantém o essencial das especificações, mas é decididamente mais contido, com somente 2GB de RAM e 16GB de armazenamento. Outra grande diferença entre ambos os dispositivos é que o Xiaomi Redmi 6A possui apenas uma câmara de 13MP, enquanto a câmara frontal possui 5MP.

Uma característica comum aos dispositivos é a construção em metal, rara num preço tão baixo e a presença do Android 8.1 Oreo. A Xiaomi fez saber entretanto que a versão optimizada a bordo dos dispositivos ocupa menos 30% de espaço no armazenamento.

Com preços que começam perto dos €100, os novos Xiaomi Redmi 6 e Redmi 6A são equipamentos muito interessantes e completos para este preço. O destaque vai mesmo para os processadores capazes de oferecerem uma performance geral equivalente a um dispositivo de gama média. Com o Helio P22, a MediaTek parece ter voltado à forma naquilo que faz melhor: processadores com excelente relação preço-performance. Com esta conjunção de hardware, o Xiaomi Redmi 6 torna obsoletos os equipamentos que pensávamos comprar agora a este preço.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here