Desde que a Xiaomi anunciou o Redmi Note 8 Pro com MediaTek Helio G90T que muitas vozes levantaram dúvidas quanto à qualidade deste chip, pensando no passado da MediaTek. Se bem que as críticas têm, até agora, validado a opção da Xiaomi, nunca desapareceu de cena a possibilidade de uma versão com o Snapdragon 730G.

Eventualmente, percebemos que estávamos apenas perante um modelo do Redmi Note 8 com NFC para venda na Europa, e os rumores sobre o Snapdragon 730G a bordo de um Redmi Note 8 acalmaram um pouco.

Agora, o popular @xiaomishka indica que o Redmi Note 8 Pro com Snapdragon 730G é realmente uma possibilidade, confirmando que este equipamento recebeu a certificação da agência 3C nos modelos M1912G7BE e M1912G7BC. Se bem que muitos terão pensado que estes equipamentos seriam o futuro Pocophone F2, parece que não será assim.

Se regressarmos ao passado, a Xiaomi lançou em 2016 o Redmi Note 4 com MediaTek Helio X20 e Snapdragon 625. Por então eu diria que isso era quase um insulto, considerando que o Snapdragon 625 se tornaria um lendário chip de gama média, enquanto o MediaTek Helio X20 era um “avançado” deca-core que estaria fadado a ser um relativo flop comercial.

Não deverá ser o caso do G90T, que tem mostrado os seus méritos. Ainda assim, muitos utilizadores encararão com alegria a possibilidade de uma versão com um mais conceituado Snapdragon para acrescentar a predicados muito interessantes do Note 8 Pro, como a sua câmara de 64MP, ou a bateria generosa de 4500mAh.

Xiaomi Redmi Note 8 Pro chega a Portugal a 15 de Outubro