No segundo dia da Google I/O, a Google oficializou a release Beta 2 do Android 15, apresentando um número bastante amplo de novidades, tanto ao nível da facilidade de utilização, quanto ao nível da segurança reforçada também com recurso a ferramentas de inteligência artificial. A segurança é de facto o foco desta release, com novidades como espaço privado, proteções adicionais contra fraudes e proteção contra reposição de fábrica.

Começando pelo espaço privado, tal como o nome indica, estamos perante a possibilidade de criarmos um espaço pessoal, privado, e inacessível a terceiros, onde guardar informações mais privadas. É uma funcionalidade que já associamos ao Android, mas de facto será a primeira vez que está disponível num Android de fábrica.

Ainda assim, é um esforço bem mais completo que o de muitas alternativas, com um perfil completo para o qual poderemos alternar e que, quando de lá saímos, fica totalmente em pausa, desaparecendo das notificações, e mesmo os ficheiros descarregados são totalmente estanques. Vamos esquecer por momentos a teoria da conspiração; é uma opção extremamente segura para telemóveis empresariais e é também muito útil em caso de roubo, já que podemos ter um espaço privado só para dados pessoais, pagamentos, etc.

Proteção e bloqueio anti-roubo

A nova release Android 15 Beta 2 passa a incluir igualmente uma proteção robusta contra a reposição de fábrica, o truque “mais velho do mundo” para telemóveis roubados. Mas, antes disso, tenho de falar no genial bloqueio anti-roubo. Graças à inteligência artificial, o Android será capaz de sentir quando um telemóvel é arrancado da nossa mão por alguém que tenta de seguida fugir com ele. Detetando este “movimento de roubo”, o telemóvel bloqueia-se para proteger os nossos dados. É uma funcionalidade que chegará mais perto do final do ano.

Presumindo que somos roubados por um ladrão especialmente lento, para ficar realmente na posse do nosso telemóvel, o larápio terá de repor as definições de fábrica. Não irá conseguir fazê-lo sem saber a nossa conta Google e a password.

Caso tentem desligar o telemóvel da rede para não ser detetado, o Android 15 iniciará um bloqueio por indício de roubo, e o bloqueio remoto será introduzido como o sucessor do Find My Device, permitindo-nos bloquear o nosso telemóvel a partir de outro dispositivo. De particular interesse, passam a ser exclusivamente aceites dados biométricos para funções cruciais do telemóvel, como alterar o PIN.

Com a release Android 15 Beta 2, os logins ficam mais seguros contra alguns tipos de ataques comuns. Por exemplo as notificações de OTP deixam de estar escondidas das notificações, impedindo apps maliciosas de as lerem. Durante situações de partilhas de ecrã, as notificações de passwords são escondidas, tal como os ecrãs de inserção de credenciais.

O Android 15 alarga também a outros equipamentos a possibilidade de em partilha de ecrã ser partilhado apenas o conteúdo de uma app e não todo o ecrã.

Poderão ler mais sobre a nova Beta do Android 15 no Android Developers Blog. Caso queiram experimentar já o Android 15, bastará ter um equipamento compatível (a começar pelos Pixel) e efetuar a inscrição no Programa beta do Android (google.com).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui