Embora o carregamento wireless tenha muitos fãs, pessoalmente é-me inútil pela necessidade de mantermos o smartphone sobre a base de carregamento e não podermos fazer nada com ele. O carregamento à distância tem sido uma miragem que se pode ter concretizado agora com a aprovação pela FCC da WattUp, uma tecnologia à distância da startup Energous.
A solução da Energous é bastante engenhosa e prática. Num sistema tradicional, o carregamento dos smartphones é feito por ressonância, mas a WattUp converte electricidade em ondas rádio que depois são transmitidas para um dispositivo com receptor compatível. Aí, as ondas geram electricidade e carregam o dispositivo.
Assim, a WattUp tem diversas vantagens, como a capacidade de carregar diversos dispositivos e a capacidade de o fazer sem que estes se encontrem estáticos, e poderá carregar qualquer dispositivo electrónico com o receptor adequado, quer isto signifique smartphones, auscultadores ou colunas áudio e outros gadgets. Não é ainda totalmente claro quão rapidamente estes dispositivos poderão carregar via este método, ou qual será o desperdício energético entre criação, emissão, recepção e reconversão das ondas rádio, mas a evolução prometida dá pelo menos uma maior maleabilidade ao carregamento sem fios.