Os fabricantes mantÊm um prazo pequeno de actualizações oficiais. É necessário manter-se actualizado ou é melhor ficar na comodidade das roms originais?
Muitas empresas de terceiros oferecem suporte para dispositivos “esquecidos” manterem-se actualizados. O que é muito interessante, pois manter-se actualizado é sempre bom, principalmente quando falamos em Android, tendo em conta que quanto mais actual, maiores recursos e maior disponibilidade. Aqui, também não nos podemos esquecer da optimização do aparelho.
Para quem não tem problemas com a garantia, a melhor opção a seguir é instalar uma custom ROM estável com Android actualizado. Dependendo da situação podemos ter melhores recursos e design ultilizando uma ROMcustomizada.
Levando o assunto mais a fundo, podemos também fazer mudanças na clock do processador (em processadores ou kernel compatível), que podem ajudar ou prejudicar o desempenho do smartphone.
Esta é uma grande vantagem do sistema Android, a customização!
Como instalar uma custom ROM?
● Recovery
Em primeiro lugar, iremos precisar de um recovery customizado que, dependendo do fabricante, existem vários métodos de ser instalado. No entanto, num método global em que é necessário root, utiliza-se a aplicação flashfy.
ROM
Logo após a instalação do recovery é necessário o download de uma custom ROM. Segue abaixo o link para download e de dispositivos compatíveis com os mais relevantes fabricantes de ROMS;
GOOGLE APPS
Logo após instalar uma custom ROM que utiliza android puro, é necessário também instalar uma versão Google apps.