Com o crescente número de atentados e desastres naturais, saber que aqueles de quem mais gostamos estão bem e seguros é muito importante, principalmente nos dias de hoje em que é cada vez mais comum termos algum familiar ou amigo no estrangeiro. Há algum tempo, o Facebook já disponibilizou a possibilidade de aceder à aplicação e marcarmo-nos como seguros, dando assim a informação a quem nos segue que estamos bem.
Agora a gigante das redes sociais quer ir mais longe e não quer apenas ajudá-lo a informar os outros que está bem, quer também ajudá-lo a procurar e encontrar recursos em situações de crise.
Agora, quando algum utilizador se marca como seguro é imediatamente redireccionado para uma página onde pode encontrar ajuda e recursos depois de uma catástrofe ou desastre natural. A esta funcionalidade o Facebook deu o nome de Community Help. Aqui será possível procurar publicações por localização e categorias, que incluem alimentação, água, abrigo, transportes, produtos para bebés e equipamentos.
O Facebook sofreu algumas críticas pelas suas decisões sobre quando usar a funcionalidade Safety Check, por isso no ano passado decidiu que não iria activar a funcionalidade automaticamente. Em vez disso, esta será activada dependendo da actividade de cada utilizador e dos alertas, procurando palavras chave que indiquem perigo em algumas áreas, como terramoto, tiros ou explosão.
A empresa afirmou que foi inspirada a criar este Community Help, ao observar que as pessoas apoiam-se umas às outras em tempos de crise para encontrarem uma solução. Mas constataram que não existia nenhuma plataforma que permitisse uma comunicação.
Todas as publicações neste Community Help terão um botão de mensagem dedicado para que os utilizadores possam trocar mensagem privadas.
Esta nova plataforma será lançada numa primeira fase nos EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Índia e Arábia Saudita. Posteriormente será disponibilizada para todos os 1.8 biliões de utilizadores da rede social em todo o mundo.