Goste-se ou não, o carregamento sem fios está aí e veio para ficar. Enquanto que a tecnologia continua com alguns problemas de uso, como todas as novas tecnologias, as pessoas vão questionando a real superioridade do carregamento sem fios, quando comparado com os sistemas tradicionais. No entanto, esta semana foi anunciada uma parceria que promete vir a mudar a forma como os carregamentos sem fios são vistos. A General Motors (GM) e a WiTricity (uma startup com sede em Boston), estabeleceram uma parceria para desenvolver sistemas de carregamento sem fios para carros eléctricos.

Originalmente o projecto nasceu no MIT. No entanto, em 2007, a WiTricity decidiu crescer e nascer como uma empresa dedicada apenas ao desenvolvimento de sistemas de carregamentos sem fios.

Na terça-feira, a empresa anunciou uma parceria com a GM, sendo que o objectivo é desenvolver uma “almofada de carregamento” para carros eléctricos (EVs). Estas “almofadas” poderiam ser instaladas debaixo do pavimento numa garagem ou noutro local de estacionamento, sendo que os carros eléctricos apenas teriam que estacionar lá por cima e começavam a carregar automaticamente.

“Já é uma realidade que os carros eléctricos são o futuro da mobilidade, e a GM tem sido líder nessa área, construindo veículos eléctricos acessíveis a um mercado mais amplo. Os benefícios do carregamento sem fios vai ajudar a acelerar a adopção dos carros eléctricos no futuro” – Alex Gruzen, CEO da WiTricity.

Já sobre a aliança com a General Motors, Alex Gruzen disse que “o carregamento sem fios para EVs é inevitável à medida que nos aproximamos de um futuro baseado em veículos de condução autónoma. E este projecto leva-nos um passo mais à frente na nossa visão de um futuro sem fios”.

Para já, a WiTricity vai realizar testes com o Chevrolet Volt, de forma a mostrar como é que este sistema de carregamento sem fios vai realmente funcionar. Segundo a startup, o carregamento sem fios poderá atingir os 90% de eficiência, o que significa que será tão eficiente como o carregamento que actualmente conhecemos para veículos eléctricos.

A aposta no carregamento sem fios por parte da GM não é feita ao acaso. Segundo Pamela Fletcher, engenheira responsável pelos veículos eléctricos, esta é uma tecnologia na qual os clientes tem vindo a mostrar grande interesse.

Esta parceria, mais os esforços de outras marcas na condução autónoma, são a combinação ideal para transformar o sonho de Gruzen em realidade. Para ele, os donos de veículos eléctricos só terão que mandar os seus carros carregar na estação de carregamento mais próxima, tudo isto remotamente.

A dúvida agora é quando é que este sistema de carregamento sem fios irá estar no mercado. Segundo a WiTricity, será já durante o ano de 2017, enquanto que a GM foi mais pessimista, não tendo revelado qualquer prazo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui