No primeiro dia oficial de MWC 2018, a Google não deixou escapar a oportunidade de fazer alguns anúncios importantes no que toca ao seu Google Assistant. Na semana passada foi revelado que o Assistant estaria disponível em mais de trinta idiomas diferentes até ao final deste ano, sete desses idiomas já estão disponíveis, perfazendo um total de quinze idiomas já suportados pelo assistente.
O Assistant também pode agora integrar-se melhor com aplicações de terceiros. Usá-lo para verificar o tempo ou definir um temporizador é óptimo, mas trabalhar com outras aplicações pode ser um pouco complicado. A Google sabe disso e desenvolveu a nova funcionalidade Android Link para tornar as coisas mais suaves.
Usando o Android Link, os developers podem criar acções que conectam o Assistant para informações ou tarefas nas suas próprias aplicações. A Google mostrou a funcionalidade questionando o seu assistente sobre uma reserva de estacionamento com a aplicação Spothero. O assistente abriu a aplicação no smartphone e mostrou todas as informações para a próxima reserva. O Android Link será lançado para as contas do developers nas próximas semanas.
Outro problema que os developers enfrentam é obter mais informações dos utilizadores para completar uma tarefa específica. Por exemplo, ao fazer uma reserva na Uber com comandos de voz, há muita informação necessária: ponto de partida, destino e selecção do carro Uber. Em vez de forçar todos os developers de aplicações a criar o seu próprio código para essas tarefas, a Google criou o AskForPlace, uma função do Assistant que lida com funções baseadas em localização para developers, assim sendo, nenhum novo código é necessário.
A Google também criou uma função de “memória” no Assistant para memorizar todas as informações que passam relacionadas com outras aplicações. No exemplo da Uber acima, a próxima vez que o utilizador peça algo, o Assistant irá usar as informações da última sessão para completar a tarefa.