Nos dias de hoje, o YouTube é um dos principais sites que nos oferece entretenimento sobre os mais diversos temas. Contudo, a maioria dos utilizadores utiliza-o para ouvir os êxitos dos seus cantores favoritos. Sendo assim, existe uma semelhança entre aquilo que o Play Music oferece aos utilizadores e o que o YouTube Music oferece.
Recentemente, a Google confirmou que fundiu as equipas das duas aplicações, com o objectivo de oferecer o melhor produto possível aos seus utilizadores, parceiros e artistas. Apesar desta mudança, a gigante norte americana afirma que os dois serviços continuam independentes, e caso existam mudanças os utilizadores serão avisados com antecedência.
O Play Music é um serviço de música mais tradicional, todavia apresenta algumas vantagens em comparação com os seus rivais. Este tem a capacidade de os utilizadores fazerem “uploads” das suas músicas favoritas para a cloud. De seguida basta o utilizador ter uma conexão à internet para ouvir as músicas ou efectuar o download das mesmas para o seu dispositivo, se pretender ouvi-las em modo offline. Se o utilizador tiver subscrito o serviço, terá acesso a 35 milhões de músicas, que poderá ouvir tanto em modo online como em modo offline. Por outro lado, o YouTube Music tem na prática uma colecção maior e um nome maior.
Ambas as aplicações têm características que as distinguem e, como tal, a decisão de eliminar uma delas não será trivial. Portanto, se é utilizador destes serviços e quer continuar a saber mais sobre estas novidades fique atento ao Tekgenius.