A revolução da Inteligência Artificial está a desenrolar-se a toda a velocidade e não há muitas pessoas suficientemente informadas que ainda não tenham utilizado algum assistente online. Se o ChatGPT é já extremamente conhecido e se afirma como “o” assistente IA online, como muitas alternativas no mercado dá-nos poucas opções de controlo sobre as fontes que utiliza para gerar um conteúdo. É aqui que se distingue notoriamente o Google NotebookLM: este é um assistente de criação de conteúdos à medida de cada um, pois utilizará as fontes que bem entendermos.

A diferença crucial entre o Google NotebookLM e a concorrência é a sua capacidade de gerar conteúdos a partir daquelas fontes que o utilizador escolher colocar na plataforma. E isto significa URLs, mas também Google Slides, Google Docs, PDFs e ficheiros de texto. 

Ou seja, para criarmos notas sobre um particular tema, podemos fazer upload de vários PDF para a plataforma e, a partir daí, criar um resumo ou um conjunto de pontos principais sobre o ou os documentos por nós utilizados.

Mas o NotebookLM também é útil para análise de imagens ou vídeos, podendo descrevê-los também. Torna-se assim uma poderosa ferramenta de análise e sumarização de amplas fontes documentais de uma forma personalizada e exata. Investigadores, escritores, jornalistas, podem gerar os seus próprios sumários de temas impactantes sem receio da contaminação por fontes pouco fidedignas.

A Google fornece exemplos muito pragmáticos sobre como pode esta ferramenta ser usada, como um consultor, Victor Adefuye, recorre ao NotebookLM para analisar transcrições de chamadas de vendas para treino e coaching, ou Thomas Gaume, de Palm Bay, que criou uma newsletter hiperlocal agregando leis municipais, dados de uso do solo, códigos de zona e atas das reuniões do conselho, tudo com ajuda do NotebookLM.

Ou seja, o NotebookLM é muito mais do que um mero assistente de resumos e permite-nos quase ser uma casa editorial de uma só pessoa.

O NotebookLM consegue estas capacidades prodigiosas graças à utilização do Gemini 1.5 Pro, o modelo de linguagem mais poderoso da Google disponível para o público em geral.

Como usar o NotebookLM? Basta aceder a NotebookLM (google.com) e começar a criação do primeiro Notebook. Cada Notebook pode conter até 25 milhões de palavras, e há um número ilimitado de Notebooks que podemos criar.

Em última instância, o NotebookLM também prima pela privacidade. Ao contrário de muitos concorrentes que ficam com os nossos dados, a Google diz-nos que os notebooks criados e guardados na nuvem não são usados para treinar o modelo, acabando apagados pouco tempo depois de serem criados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui